“Cultur’Águeda” leva 16 concertos filarmónicos às freguesias do concelho.

2023-04-15 09:20

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O projeto “Cultur’Águeda” leva 16 concertos filarmónicos às freguesias do concelho.

Projeto engloba um ciclo filarmónico em todas as freguesias e concertos em festas e romarias religiosas, numa valorização das tradições locais.

A autarquia, em parceria com a União de Bandas de Águeda (UBA), promove, pelo segundo ano consecutivo, o Cultur’Águeda, um projeto de descentralização das atividades artísticas e da cultura que visa levar espetáculos com as bandas filarmónicas a todas as freguesias do concelho.

Este ano, a grande novidade prende-se com a realização de concertos durante as festas e romarias religiosas, numa aposta na reedição das tradições locais onde as bandas detinham um papel marcante, apresentando assim uma aposta cultural e no turismo religioso, envolvendo simultaneamente a cultura musical das nossas bandas.

Assim, já a partir do próximo domingo e até setembro, vão ser realizados 16 concertos, em dois ciclos que vão decorrer em simultâneo (ciclo filarmónico e festas e romarias), que representam um investimento camarário de 54 mil euros.

Esta iniciativa tem como objetivo promover “o extraordinário trabalho” que as bandas fazem, os músicos de excelência que as integram e que promovem a cultura aguedense por todo o concelho, região e país.

Um apreço e reconhecimento que Jorge Almeida, Presidente da Câmara de Águeda, quis deixar bem claro na apresentação do programa.

“Temos um orgulho muito grande nas nossas bandas”, afirmou o Edil, defendendo que a Câmara Municipal e a UBA, “conhecedores do que temos, a nossa obrigação é levar esta cultura aos olhos e ouvidos das pessoas”, primeiramente ao público concelhio.

António Silva, Presidente da UBA, frisou o trabalho de grande qualidade que as bandas do concelho têm realizado, agradecendo à Câmara de Águeda a parceria na realização deste ciclo.

Refira-se que este projeto integra cinco bandas filarmónicas do concelho ( Orquestra Filarmónica 12 de Abril, Banda Castanheirense, Banda Alvarense, Banda Marcial de Fermentelos e Banda Nova de Fermentelos), que vão realizar 16 concertos (um por cada freguesia e ainda as festas e romarias), num total de mais de 300 músicos.