Concurso Intermunicipal de Leitura da Região de Aveiro escolhe os melhores na leitura.

2021-04-21 09:41

Categoria: 

Concelho: 

O Concurso Intermunicipal de Leitura da Região de Aveiro, destinado a alunos do 1.º ciclo ao ensino secundário, apurou os melhores leitores em voz alta da região.

Esta edição, organizada pelo Município de Oliveira do Bairro em parceria com a Rede de Bibliotecas da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, foi realizada em formato online, através da plataforma Microsoft Teams.

Participaram nesta final 44 alunos, apurados nas finais municipais, que representaram os 11 municípios pertencentes à Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro.

Os grandes vencedores da competição foram Leonor Martins Trancoso, da Escola Básica da Palhaça – Oliveira do Bairro (1.º ciclo), Catarina Samagaio Gomes, da Escola Básica João Afonso, em Aveiro (2.º ciclo) e Anna Shevchenko, da Escola Básica e Secundária de Anadia (3.º ciclo). Já no ensino secundário, o primeiro lugar foi atribuído a João Pedro Teles Rodrigues, da Escola Secundária Dr. José Macedo Fragateiro, em Ovar.

A edição de 2021 do Concurso Intermunicipal de Leitura da Região de Aveiro contou com a avaliação de um júri constituído por Idália Sá Chaves (escritora e professora universitária), Dina Batista (docente da Universidade de Aveiro), e Tiago Matias, Diretor do Quartel das Artes.

De destacar que, o vencedor de cada ciclo de ensino, vai representar a Região de Aveiro, no Concurso Nacional de Leitura, agendado para o dia 5 de junho de 2021.

Todos os concorrentes do Concurso Intermunicipal de Leitura da Região de Aveiro foram premiados com a oferta de livros e de um diploma de participação. Os três primeiros classificados em cada ciclo de ensino receberam ainda cheques no valor de 250, 150 e 100 euros, respetivamente.