Companhia João Garcia Miguel trabalha "Ode Marítima" no Teatro Aveirense.

2020-09-08 12:00

Categoria: 

Concelho: 

A Companhia João Garcia Miguel está no Teatro Aveirense numa residência artística para a construção do espetáculo “Ode Marítima”, criado a partir do texto de Fernando Pessoa.

Esta estadia irá durar até 13 de setembro, ficando marcada para 26 de setembro a estreia desta peça que conta ainda com a participação do coletivo musical Danças Ocultas.

Esta revisitação da “Ode Marítima” contará com um só ator, João Garcia Miguel, acompanhado dos músicos do grupo Danças Ocultas.

O som, a luz e a espacialização cénica - e a eterna ironia - são os elementos desta encenação sobre os quais incidirão os cuidados e as atenções sempre intensificados, dentro das linhas de pesquisa e experimentação que o percurso da Companhia João Garcia Miguel vem percorrendo.

Sobre o espetáculo, João Garcia Miguel adianta que se trata de uma aproximação à obra de Álvaro de Campos como "ventura sobre a linguagem e as suas constelações sonoras".

"Por isso convidei os Danças Ocultas a estarem envolvidos na criação. O convite estendeu-se ao Alexandre Coelho e ao Alberto Lopes anteriores cúmplices. Afastando-nos de uma leitura direta e naturalista abrem-se um vasto leque de opções onde a abstração e a geometria latente e suspensa nas entrelinhas do texto e suas desmultiplicadas narrativas nos podem guiar”.