Ciclo de Conversas do ciclo "Desenho como Pensamento" chega ao Campus de Santiago.

2023-02-09 07:03

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A 2ª edição do Desenho como Pensamento, um ciclo de conversas e exposições chega ao Campus de Santiago da Universidade de Aveiro (UA).

“O fisiologista, o viajante e o tempo” dá nome à exposição que se inaugura esta quinta, entre as 17h00 e as 18h00, com um percurso que se inicia no átrio do Complexo Pedagógico Científico e Tecnológico e se estende à sala Hélène de Beauvoir – Biblioteca – e ao átrio do Edifício Central e da Reitoria. A exposição estará aberta ao público até 22 de março.

Os três espaços do Campus Universitário de Santiago que vão receber a exposição “O fisiologista, o viajante e o tempo”, vão apresentar quase quatro dezenas de obras da Coleção Eduardo Rosa, selecionadas com a curadoria de Eduarda Neves.

Sob o mote do desenho, que é transversal a todo o ciclo, e com uma abordagem inspirada em textos de Walter Benjamin, é proposta uma abordagem pontuada pelas obras de grandes artistas plásticos: Alechinsky, Alexandre Baptista, Ana Hatherly, Ana Jotta, António Olaio, António Sena, Catarina Leitão, Catarina Saraiva, Cecília Costa, Darocha, Diogo Pimentão, Eduarda Rosa, Engrácia Cardoso, Fernando Calhau, Filipe Marques, Filipe Romão, Francisco Vidal, Joana Rosa, João Jacinto, João Seguro, Jorge Abade, José Pedro Croft, Karel Appel, Lourdes Castro, Luís Silveirinha, Luísa Cunha, Maria José Oliveira, Mário Cesariny, Paula Rego, Pedro Pascoinho, Roberto Matta, Rosa Almeida, Sara Bichão, Thierry Simões e Vanessa Beecroft.

A exposição inaugura dia 9 de fevereiro, às 17h00, e fica patente até ao dia 22 de março nos três espaços da UA, com entrada livre entre as 10h00 e as 20h00 nos dias úteis e entre as 10h00 e as 18h00 ao sábado. Encerra ao domingo.

Com direção artística de Alexandre Baptista, o Ciclo de Exposições e Conversas integra 18 exposições individuais, três exposições coletivas e sete conversas temáticas que têm lugar em Águeda, Albergaria-a-Velha e que vão decorrer até setembro deste ano.

Enquanto está patente esta exposição, vai ser dinamizada, a 16 de março, pelas 17h00, uma sessão de “Conversas em fuga” entre a curadora Eduarda Neves e outros convidados que vão abordar a relação entre as artes visuais, as artes performativas e outras artes. A participação é livre e não necessita de inscrição.

Ainda no âmbito do ciclo Desenho como Pensamento, a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda (ESTGA-UA) tem instalado em permanência um Little Museum, um módulo que alberga um trabalho específico do artista que expõe simultaneamente na Biblioteca Municipal Manuel Alegre. Até 22 de fevereiro permanece Nuno Sousa Vieira e a 4 de março entrará Isabel Madureira Andrade.