Cem anos da Seara Nova: Exposição itinerante passa pela UA.

2022-01-07 16:37

Categoria: 

Concelho: 

Os cem anos da Seara Nova percorrem o país de norte a sul na forma de uma exposição itinerante que dá a conhecer a revista fundada, a 15 de outubro de 1921, por Aquilino Ribeiro, Augusto Casimiro, Azeredo Perdigão, Câmara Reys, Faria de Vasconcelos, Ferreira de Macedo, Francisco António Correia, Jaime Cortesão, Raul Brandão e Raul Proença. A exposição é inaugurada a 10 de janeiro, pelas 16h00, na Biblioteca da Universidade de Aveiro (UA).

À data da sua fundação, a revista assumia o desígnio de elevar o país, ética e culturalmente, criando um espaço de reflexão que mobilizasse à ação. Tornou-se uma referência no panorama editorial e na capacidade de persistência ao longo dos tempos, mantendo um diverso, mas marcante, impacto na sociedade.

O longo e, por vezes, conturbado percurso de resistência, pensamento crítico e ação que completa este ano o seu centenário é assinalado e dado a conhecer na exposição itinerante que será inaugurada na cidade de Aveiro no dia 10 de janeiro, pelas 16h00, na Biblioteca da Universidade de Aveiro.

A história da fundação e das motivações que levaram à sua criação, os fundadores, o espírito seareiro, os diretores e colaboradores ao longo destes cem anos, a intervenção política, as polémicas que se travaram nas páginas da revista, a censura e o seu impacto, a memória gráfica, o passado, presente e futuro são os grandes temas da exposição Seara Nova: 100 anos de ação e pensamento crítico, que ficará patente ao público na Universidade de Aveiro até 26 de Janeiro de 2022, e em seguida continuará a sua digressão pelo país, passando por Porto, Vila Real, Braga, Faro, Setúbal, Évora e Santarém.

A revista Seara Nova está disponível no catálogo da Biblioteca da UA, podendo ser consultada, desde o seu número 1, de outubro de 1921. Esta publicação sendo muito anterior à criação da UA foi sendo integrada no acervo bibliográfico da instituição, numa primeira fase, pelas contribuições de muitos dos doadores (Fundo Padre Acúrcio, João Sarabando, Aldónio Gomes, Madeira Luís, entre outros) e posteriormente por assinatura da revista pela Instituição.

Na UA a exposição está patente diariamente entre as 10h00 e as 20h00, de segunda a sexta-feira, e das 10h00 às 18h00, ao fim de semana, na sala Hélène de Beauvoir da Biblioteca da Universidade de Aveiro.

Paralelamente à exposição decorrem dois outros eventos com base no documentário em dois episódios realizado por Diana Andringa, com o apoio da RTP e que envolvem a participação ativa do Departamento de Línguas e Culturas da UA e do American Corner da UA.