Casa Museu Egas Moniz recebe evento "há festa na quinta".

2020-08-27 14:46

Categoria: 

Concelho: 

A Casa Museu Egas Moniz acolhe em setembro mais uma edição do evento “Há festa na Quinta” e estreia da visita guiada encenada “Confidências de ACAFEM”.

Nos dias 4, 5 e 6 de setembro haverá música, espetáculos circenses, de acrobacia aérea, de marionetas e yoga para famílias irão invadir a Quinta do Marinheiro.

A estreia absoluta de "Confidências de ACAFEM" faz desta uma edição especial, ao criar um novo elo com a comunidade, que contribuiu para esta inédita visita guiada e encenada à Casa Museu Egas Moniz.

O processo começou com o desafio de escrita lançado à comunidade, através de cartas que apelavam à revelação de confidências do passado, da infância e de Avanca.

Foram enviadas 175 cartas que resultaram em 25 respostas, num total de 17 estarrejenses que ousaram participar, fazendo deles, coautores deste projeto.

Assim nasceu a visita guiada e encenada à Casa Museu Egas Moniz "CONFIDÊNCIAS DE ACAFEM", a partir de textos de autoria de Egas Moniz e cartas recebidas da comunidade local, com dramaturgia e encenação de Leandro Ribeiro e produção da Sol d’Alma – Associação de Teatro.

As quatro sessões que irão acontecer durante o “Há festa na Quinta” já estão esgotadas, mas serão anunciadas novas datas brevemente.

“Há festa na Quinta” é um evento relacionado com a vida do cientista nascido em Avanca.

A noite de sexta-feira, dia 4, fica marcada com o concerto de João Diogo Leitão.

Músico, tangedor de violas várias, vencedor do prémio jovens músicos - Antena 2 (2014), João Diogo Leitão antecipa o lançamento do seu álbum de estreia 'por onde fica a primavera' com viola braguesa.

Este concerto realiza-se no interior da Casa Museu, sendo limitado a 40 pessoas.

No dia seguinte, sábado, 5 de setembro, a arte faz-se a 7 metros de altura, com um espetáculo circense desenhado para o espaço público e especialmente para este tempo de pandemia.

Dois intérpretes utilizam a acrobacia aérea como técnica para procurarem o equilíbrio entre dois corpos, usando uma corda solta com duas pontas.

“Por um fio”, da Companhia Erva Daninha, promete provocar emoções, às 19h00. O espetáculo tem uma lotação limitada.

No domingo, há sessão de Yoga para Famílias, voos das aves de rapina, Teatro tradicional e popular de marionetas e o dia fecha com a companhia de teatro Kopinxas e o seu "Circ'Au'Léu" às 17h00.