Carnaval de Vale de Ílhavo "desfila" no youtube.

2021-02-13 10:39

Categoria: 

Concelho: 

O Carnaval Tradicional de Vale de Ílhavo surge este domingo em plataforma digital.

Recriando os tradicionais desfiles e as intervenções musicais, foi produzido o vídeo Carnaval Tradicional de Vale de Ílhavo 2021 - edição digital, que terá a sua estreia este domingo, dia 14, às 14h00, na página do Facebook do Município de Ílhavo e da A.C.R. “Os Baldas” e no canal de Youtube do Município de Ílhavo.

Esta foi a forma encontrada para recordar anteriores festejos e para manter, no contexto atual de pandemia, a tradição.

A edição digital do Carnaval de Vale de Ílhavo conta com a participação dos grupos Tó-Có-Corno, Toca Baldar, Pestinhas, Valentes Priores, Garotos do Alívio, Bússola Partilhada, Cabeço de Nuno, Villa do Paço, Anima (de Soza), ARCO (de Ouca) e Arrais.

Todos os anos, em Vale de Ílhavo, primeiro no Domingo Gordo e depois no dia de Carnaval, sai à rua um grupo mascarado, conhecido como Cardadores - icónicas figuras deste lugar, marcadamente rural, nos limites da Freguesia de S. Salvador (sede do Município).

Os Cardadores são um grupo exclusivamente masculino, na sua maioria solteiros e de origem perdida nas raízes do tempo, utilizando cardas – objetos tradicionalmente utilizado para o