Capital da Cultura 2027: "Acho que Aveiro vai ganhar. Tem a ligação entre Arte, Ciência e Inovação" - Carlos Moedas.

2020-11-19 08:21

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Carlos Moedas assume que Aveiro poderá ter boas possibilidades de ganhar a corrida a Capital Europeia da Cultura em 2027.

O antigo Comissário Europeu, nome escolhido para liderar a Comissão de Honra, defende que há nas características da região algo diferenciador com a combinação de arte, ciência e inovação.

Três pilares para contar a história de um território desde sempre associado à criação (com áaudio)

A Comissão de Honra da candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura, presidida pelo ex-Comissário Europeu Carlos Moedas, defende que este é um tempo para contar a história e não ter medo.

Ideia de integração cultural que funciona como resposta ao presente e futuro da UE.

Numa Europa lançada em torno da paz e, mais tarde, da prosperidade económica, há agora o desafio do conhecimento para derrubar barreiras.

Carlos Moedas diz que acabar com “medo do outro” é fator chave para o futuro da União (com áudio)

O município de Aveiro contratou Carlos Martins que foi o director executivo da ‘Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura’ para liderar a 'equipa' executiva.

José Pina, Sónia Almeida e André Costa, representam a Câmara de Aveiro. Filipe Teles representará a Universidade de Aveiro. A CIRA será representada por Rosa Conceição e Elisabete Rita representará a AIDA.

Estarão representados na gestão da candidatura a Universidade de Aveiro, a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro e a Associação Industrial do Distrito de Aveiro entre outras entidades.

O Conselho Estratégico será formado por inúmeras entidades, "das mais diversas áreas temáticas".

Ribau Esteves acentuou o papel instrumental da candidatura. Diz que é algo que fica ao serviço da União Europeia como capacitação para novos desafios no seio da UE (com áudio)

O Ministério da Cultura "ajuda" com 25 milhões de euros para a cidade portuguesa que seja escolhida para Capital Europeia da Cultura de 2027.

Leiria, Faro, Viana do Castelo, Braga, Évora, Coimbra, Guarda e Oeiras concorrem com a cidade dos canais.