Biblioteca Municipal de Anadia mostra painel evocativo do Foral de Paredes do Bairro.

2020-11-05 16:28

Categoria: 

Concelho: 

A Biblioteca Municipal de Anadia tem patente ao público um painel evocativo do Foral de Paredes do Bairro, atribuído pelo Rei D.Manuel I, em 1519, da autoria do artista plástico Fernando Loureiro.

O painel, com as dimensões de 2,50x1,20m, em tinta acrílica, apresenta o momento da leitura do Foral com a presença de membros do clero, nobreza e povo. No quadro pode ainda ver-se a transcrição da 1ª página do foral que foi feita pelo professor João Eugénio Simões.

Fernando Loureiro é licenciado em História, com pré-especialização em Arqueologia, na Universidade de Coimbra. Integrou a Comissão das Comemorações do Centenário do Nascimento do pintor Fausto Sampaio. Foi Presidente da Casa Rodrigues Lapa, tendo ainda presidido à Comissão executiva das comemorações do Centenário do Nascimento do Professor Doutor Manuel Rodrigues Lapa. O autor do painel é sócio fundador da Associação dos Artistas Plásticos da Bairrada, integrando sucessivos órgãos sociais desta Associação e participando em várias exposições de pintura.

A mostra pode ser visitada até ao dia 20 de novembro dentro do horário de funcionamento da Biblioteca Municipal.