Baterista Mário Costa traz Oxy Patina ao Campus Jazz.

2021-06-11 20:22

Categoria: 

Concelho: 

Baterista Mário Costa traz Oxy Patina ao Campus Jazz.

Atuando ao lado de músicos lendários como Michel Portal, Wynton Marsalis, Joachim Kühn, ou como membro do quarteto de Andy Sheppard, Mário Costa é um baterista de mérito internacional reconhecido. Considerado ainda “músico nacional de jazz” em 2018, o baterista português junta um elenco de luxo para uma digressão exclusiva que passa este sábado pelo Campus Jazz – Festival de Jazz da Universidade de Aveiro (UA).

Depois de “Oxy Patina”, considerado o “melhor disco de jazz nacional” pela Jazz.pt, obra que também consta dos 75 discos essenciais do jazz made in Portugal segundo o mesmo portal, Mário Costa tem percorrido o mundo apresentando as suas composições e atuando como baterista. No Campus Jazz, atua a 12 de junho, às 19h00, no exterior da Biblioteca da UA.

A acompanhar o baterista português estará o trompetista Justin Stanton, vencedor de quatro GRAMMY Awards como membro do grupo Snarky Puppy, o aclamado contrabaixista francês Bruno Chevillon, membro de vários grupos de Michel Portal, Louis Sclavis ou Marc Ducret, mas não só.

Unificando a atmosfera de Oxy Patina e as novas composições de Costa, o seu mais antigo companheiro, Benoît Delbecq, “one of the most distinctive pianists on the international scene” (um dos pianistas mais distintos da cena internacional de jazz da atualidade), citando a JazzTimes, periódico de jazz norte-americano.

Em território nacional, Mário Costa também construiu um notável percurso musical: são mais de 600 os concertos realizados enquanto baterista de artistas como António Zambujo, Miguel Araújo e Ana Moura, com quem tem atuado em algumas das mais prestigiadas salas do mundo.

Espetáculo às 19h no exterior da Biblioteca da UA.