Aveiro integra fundo de cooperação transnacional da rede Culture Next.

2020-01-28 09:17

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Aveiro participa num fundo de cooperação transnacional promovido pela rede Culture Next, grupo que reúne atuais e antigas cidades candidatas a Capital Europeia da Cultura.

Trata-se de uma rede criada numa lógica de partilha e cooperação entre parceiros uma forma de atingir objetivos e visões comuns.

A terceira reunião desta rede realizou-se em Aveiro nos dias 1 e 2 de outubro de 2018

A criação do fundo visa a promoção da inovação cultural e social, sendo criado através de uma comparticipação anual das cidades aderentes.

O valor desta primeira fase é de 2.000€, correspondente à fase piloto do projeto.

O fundo funcionará através de editais e convites para a apresentação de projetos, cabendo à Unidade Técnica trabalhar com os candidatos de forma a garantir o apoio financeiro e o contacto com outras redes que possibilitem e potenciem o impacto dos projetos.

O Centro Cultural de Cluj, na Roménia, atuará como Unidade Técnica na fase piloto, visto ser a atual unidade administrativa da Culture Next.

“Aveiro aprofunda, assim, a sua missão no âmbito desta rede, avançando na implementação de políticas e programas de desenvolvimento urbano orientados para a cultura, tendo por base as experiências, processos participativos e colaborações estabelecidas durante a preparação para a candidatura a Capital Europeia da Cultura 2027”.

Entretanto, a autarquia informou, esta semana, que decidiu prolongar até ao dia 7 de fevereiro a entrega de candidaturas ao Programa de Residências Artísticas promovidas pela Câmara Municipal de Aveiro.

Desenvolver projetos inéditos que liguem as artes à tecnologia é o desafio lançado pela Aveiro Tech City com a criação do programa Criatech Artistic Residences 2020.

Neste momento a CMA já recebeu 22 candidaturas, oriundas de diversas cidades nacionais, incluindo Aveiro, sendo que quatro têm origem na Hungria e em Itália.

Os participantes destas residências artísticas beneficiarão de um programa desenvolvido pelo Teatro Aveirense / CMA, dirigido por professores da Universidade de Aveiro e da Escola Superior de Artes e Design - duas instituições de reputação nacional na área da criatividade, multimédia e tecnologia.

O plano de atividades será ainda complementado por uma ação de tutoria artística, desenvolvida pelos canadianos Cadie Desbiens-Desmeules e Michael G. Dean, que revelam estar ansiosos pelo início do projeto.

"As Criatech Artistic Residences 2020 vão ser um desafio muito interessante, que vai ser responsável por conectar criativos de diferentes áreas na realização de projeto inovadores. Antecipamos um ambiente inspirador que irá encorajar novas ideias e direções criativas. Estamos muito ansiosos por conhecer todos os participantes, em Março”.

O Criatech, que se realiza este ano de 12 a 18 de outubro, no âmbito da “Aveiro Tech City Week”, para além do seu carácter expositivo e de festival, representa também esta dimensão de fomento e formação artística, aproximando a sociedade ao meio cultural e a possibilidade de todos contribuírem para o projeto.

As Residências Artísticas do Criatech e o Fundo para a Cultura da Rede Culture Next têm enquadramento no Plano Estratégico para a Cultura 2019 - 2030, com aposta na capacitação e qualificação dos agentes que integram a cadeia do valor do sector cultural e criativo.