Aveiro: Formalizada entrega do dossiê de candidatura a Capital Europeia da Cultura.

2021-11-26 10:45

Categoria: 

Concelho: 

Está formalizada a candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura em 2027.

José Pina, responsável da Comissão Executiva da Candidatura, entregou o dossier, em Lisboa, na passada segunda-feira, dia 22 de novembro.

“Está cumprido o primeiro objetivo da nossa Candidatura, a sua apresentação formal, que tem o trabalho de mais de dois anos com muitas instituições e Cidadãos comuns e que é apenas uma das etapas daquilo que em Aveiro vamos continuar a desenvolver”, afirmou José Pina após a entrega da Candidatura de Aveiro.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Ribau Esteves, que é a principal entidade promotora desta Candidatura, “Aveiro deu mais um passo para a sua afirmação ao nível Nacional e Europeu”.

“A formalização desta candidatura, mais do que significar que estamos efetivamente apostados em vencer esta corrida a Capital Europeia da Cultura em 2027, vem mostrar a diferença entre aquilo que era Aveiro em termos Culturais há uma década e aquilo que é hoje”.

O autarca diz que as marcas desta candidatura vão perdurar para lá de 2027.

“Temos um Plano Estratégico para a Cultura, que se iniciou em 2019 e que certamente vamos cumprir e levar a cabo até 2030, revolucionando o tecido cultural municipal e deixando essa marca indelével na forma de Aveiro e dos Aveirenses olharem e participarem, eles próprios, nos processos criativos locais, regionais, nacionais e europeus”, afirmou.

Suportada na “energia” das suas comunidades, na “riqueza” do seu património, na “vitalidade” dos seus criadores e no “dinamismo” da sua vida científica e empresarial, Aveiro ambiciona ser “referência internacional” pela forma como posiciona a Cultura e a Criatividade no centro da sua vida social, educativa, económica e urbana, abrindo-se à Europa e ao mundo.

Ribau Esteves sublinhou ainda “o facto da Candidatura de Aveiro estar assente em quatro pilares fundamentais e que são o slogan da Candidatura de Aveiro: “Cultura, Natureza, Tech & Soul”, transportando aquilo que é o melhor que o Município e a Região de Aveiro têm para o plano Cultural, pois a Cultura também é isso, é aquilo que nos diferencia dos demais, para nos tornar mais fortes enquanto Europeus e por isso acreditamos que aquilo que de melhor temos em Aveiro, com a nossa Ria de Aveiro, os nossos projetos tecnológicos mais avançados ou a Alma Aveirense que é única, nos vão ajudar a atingir o resultado que todos desejamos, a vitória”, enfatizou.

O próximo passo será a audição com o júri internacional, no primeiro trimestre de 2022, e desta etapa sairá uma seleção de Cidades Candidatas que avançam para a fase seguinte de avaliação.

A decisão final sobre a Cidade Portuguesa escolhida para Capital Europeia da Cultura 2027 será conhecida no início de 2023.

A Candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura 2027 é promovida pela CMA em conjunto com a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), Universidade de Aveiro, e a AIDA CCI – Câmara de Comércio e Indústria do Distrito de Aveiro.

A Comissão de Honra da Candidatura, apresentada em novembro de 2020, é presidida pelo antigo Comissário Europeu e atual Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas.