Aveiro: Bienal de música electroacústica regressa a 27 de Agosto.

2020-08-11 19:45

Categoria: 

Concelho: 

A Arte no Tempo e o Teatro Aveirense apresentam, de 27 de Agosto a 20 de Setembro, a 4.ª edição da bienal Aveiro_Síntese com 10 concertos que vão ocupar vários espaços da cidade.

Este evento foi criado em 2002, com o objetivo de dar a conhecer o repertório da electroacústica, combinando obras históricas com criações de compositores portugueses e seleções de estúdios internacionais.

Em 2016, a Aveiro_Síntese foi retomada enquanto bienal, dedicando, desde 2018, maior atenção à música de câmara mista e à integração de jovens músicos em formação.

A bienal faz hoje parte da programação do Teatro Aveirense e da estratégia cultural da Câmara Municipal de Aveiro, inserindo-se na candidatura da cidade a Capital Europeia da Cultura em 2027.

Contando com uma dezena de estreias absolutas e mais algumas estreias nacionais, a Aveiro_Síntese 2020 inaugura, na Igreja das Carmelitas, às 22 horas de 27 de Agosto, com Hugo Simões : Dowland vs Barrett, concerto em que o guitarrista interpreta, com Nádia Carvalho na electrónica, o repertório do célebre compositor inglês John Dowland (1563–1626) e a exploração que dele faz a sua compatriota Natasha Barrett (1972) à improvisação com guitarra e electrónica.

No dia seguinte à mesma hora, no Claustro da Igreja da Misericórdia, têm lugar duas performances de electrónica, a primeira com o artista sonoro e designer Carlos Santos e a segunda com o compositor e performer João Carlos Pinto.

É também no Claustro da Igreja da Misericórdia que será exibido, às 22h de 29 de Agosto, O Gabinete do Dr. Caligari, de Robert Wiene (1920), com acompanhamento de música ao vivo por Tiago Cutileiro e Marta Navarro, um projeto que a dupla apresentou uma única vez, no Festival Curtas de Vila do Conde, em Julho de 2019, antecipando a celebração do centenário do filme.

O mês de Agosto despede-se às 19 horas do dia 30, também no Claustro da Igreja da Misericórdia, com o primeiro de dois concertos pelo ars ad hoc.

A Fundação Centro Cultural de Belém encomendou ao ars ad hoc, no contexto dos Dias da Música de 2020, dois programas à volta da nova música criada em torno de Beethoven, no âmbito da celebração dos 250º aniversário do nascimento do músico, concertos estes que não se realizaram devido à situação de pandemia.

Assim, é na Aveiro_Síntese que o ars ad hoc lança estes programas, com a estreia absoluta de dois quartetos de cordas, de João Carlos Pinto e de Ricardo Ribeiro, música acusmática de Ludger Brümmer e um quarteto de Beethoven.

O quarteto de cordas e electrónica de João Carlos Pinto parte da última sonata para piano de Beethoven. As outras duas obras em estreia partem do Quarteto op. 133, Gro∫e Fuge.

A 3 de Setembro, às 22 horas, também no Claustro da Misericórdia, é tempo de ouvir La Lontananza Nostalgica Utopica Futura, de Luigi Nono, conjugando o violino de André Gaio Pereira com a projecção sonora de Ricardo Guerreiro e o desenho de luz de Pedro Fonseca.

Sobre esta obra Luigi Nono afirmou: “em alguma circunstância La Lontananza poderá ser tratada como um concerto para solista e acompanhamento”.

No dia seguinte, à mesma hora, o ars ad hoc apresenta, na Sala Principal do Teatro Aveirense, o seu segundo concerto na bienal, com um programa em torno da Sonata Op. 111 de Beethoven.

Além da estreia absoluta de duas obras de Carlos Caires e Kristine Tjøgersen, inspiradas pela última sonata para piano do compositor, será ainda interpretada música de Luís Antunes Pena e de Joana Bailie, assim como o andamento lento da própria Op. 111. 

Às 19h de 5 de Setembro, no Pátio do GrETUA, a bienal apresenta a Orquestra XXI.

A orquestra premiada reúne músicos portugueses residentes no estrangeiro e é dirigida pelo maestro Dinis Sousa. O programa conta com obras de compositores de referência, incluindo a estreia em Portugal de Radio Rewrite de Steve Reich.

No dia seguinte, pelas 19 horas, a Sala Principal do Teatro Aveirense apresenta o concerto Nova Música para Novos Músicos, com a estreia absoluta de duas novas composições encomendadas a Carlos Caires e Luís Antunes Pena.

O projecto Nova Música para Novos Músicos prevê a encomenda de obras mistas a compositores portugueses, destinadas à formação de alunos de diferentes níveis, dos 6 aos 18 anos, acompanhando todo o percurso escolar.

Nuno Aroso assume a direcção musical deste concerto, onde participam ainda Nádia Carvalho na electrónica e estudantes de escolas de enino artístico especializado da música.

No dia 19 de Setembro às 22h, na Sala Estúdio do Teatro Aveirense, Nuno Aroso apresenta-se com o seu mais recente projecto, o Clamat – colectivo variável, interpretando obras de Steve Reich, Luís Antunes Pena, João Pedro Oliveira e Panayiotis Kokoras, fazendo-se acompanhar de João Pedro Lourenço na percussão e Luís Antunes Pena na electrónica.

A bienal Aveiro_Síntese 2020 encerra no dia 20 de Setembro, pelas 16 horas, na Sala Estúdio do Teatro Aveirense, com o concerto música acusmática // Música em Criação.

O programa reflete o modelo seguido nos concertos da primeira edição da Aveiro_Síntese, consistindo na apresentação de obras históricas, obras de compositores portugueses e uma seleção de obras por um algum estúdio ou compositor.

A Aveiro_Síntese é uma iniciativa da Arte no Tempo em parceria com o Teatro Aveirense/Câmara Municipal de Aveiro, financiada pela Direcção Geral das Artes e EEA Grants.