Aveiro acolhe apresentação de romance histórico.

2018-01-27 09:17

Categoria: 

Concelho: 

Aveiro acolhe a sessão de apresentação e lançamento do romance histórico da heroína Aveirense, Antónia Rodrigues, este sábado, na Sala do Plenário da Assembleia Municipal de Aveiro.

“A Amazona Portuguesa” de Mário Silva é a obra que será apresentada e que já recebeu uma Menção Honrosa no Prémio Literário Ferreira de Castro.

Inspirado em factos históricos, Mário Silva Carvalho conta a história de Antónia Rodrigues. Em 1580, nos arredores de Aveiro, nasce Antónia Rodrigues, desta amazona portuguesa que, disfarçada de rapaz, embarca para a praça-forte de Mazagão, em Marrocos. A sua valentia contra os mouros é tal que cedo se torna um dos militares mais respeitados pelos homens e cobiçado pelas mulheres.

Os seus feitos foram cantados em toda a Europa e o próprio rei Filipe II conferiu-lhe diversas condecorações reais. Se a heroína nacional estava esquecida, este romance contraria a tendência.

Mário Silva Carvalho é licenciado em História, natural e residente na Pampilhosa, Mealhada, e em 2013, ganhou o Prémio Literário João Gaspar Simões com o romance” Diário de um Carbonário”, publicado em 2014.

Recebeu também uma 1ª menção honrosa nos Jogos Florais da Murtosa com o conto” A Bicicleta do Juvenal”.

Em 2014, ganhou a 15ª Edição do concurso literário Prémio Dr. João Isabel com o conto “O Regresso do Artur”. Foi-lhe, igualmente, atribuído o 1º prémio da XIª. Edição do Concurso Literário Descobrir Vizela com o conto ”O Brasileiro de Vizella”.

Publicou, em 2016, o romance histórico ”A Tomada de Madrid”.