Aveiro: Abertas candidaturas ao festival de luz (Prisma).

2021-04-14 07:10

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O festival PRISMA / Art Ligh Tech, organizado pela Câmara Municipal de Aveiro através do Teatro Aveirense, já tem datas marcadas para o seu regresso.

O evento vai realizar-se a 15 e 16 de outubro, voltando a propor um roteiro de obras de arte criadas a partir da luz, numa redescoberta da cidade e dos seus trajetos.

O tema do PRISMA 2021 é “Equilíbrio”, numa alusão aos tempos atuais e à necessidade de encontrar estabilidade num mundo em desassossego.

Para encontrar esse equilíbrio, o festival irá distribuir-se de forma igual entre espaços urbanos e naturais, além de revelar obras de arte simultaneamente “apaziguadoras e estimulantes”.

Como tem sido habitual, a iniciativa voltará a contar com artistas de referência de várias nacionalidades.

Uma das novidades desta terceira edição é o lançamento de uma convocatória para a criação de uma obra de arte do festival, dirigida a artistas, designers e profissionais da iluminação, assim como a estudantes e instituições, de qualquer nacionalidade.

As candidaturas poderão contemplar instalações de luz, projeções de vídeo ou qualquer outro dispositivo que ilumine um edifício ou espaço, assim como instalações interativas ou esculturas iluminadas, entre outras possíveis soluções.

As inscrições vão decorrer até 14 de maio, através do email aveiro.prisma@gmail.com, podendo as informações completas ser conhecidas através deste link https://www.cm-aveiro.pt/inovacao/open-call-prisma-art-light-tech-2021.

Para breve fica ainda o lançamento da convocatória da “Escola de Videomapping”, uma formação para a comunidade local que visa a criação de uma obra para o roteiro do festival, com um mentor internacional a orientar as sessões.