Aveiro: 45.ª edição da Feira do Livro decorre na Praça da República junto à Biblioteca Municipal.

2021-05-22 10:23

Categoria: 

Concelho: 

A 45.ª edição da Feira do Livro de Aveiro vai ser feita na envolvente do ATLAS Aveiro, com inauguração agendada para as 18h00 do dia 28 de maio.

A Feira do Livro irá decorrer na Praça da República, onde o público poderá encontrar as últimas novidades da literatura e o célebre Livro do Dia, bem como o Espaço Autores para poder conversar com os seus autores favoritos ou descobrir novos talentos literários.

Contará com representações de livreiros aveirenses (Livraria Santa Joana, Livraria ABC, Socodante Livraria Técnica, Angels Formula- Alfarrabista, Ror de Livros, IBOOK, Livraria Bertrand, Livraria Gigões & Anantes, FNAC, CTT, CMA - Edições municipais), representando as principais editoras nacionais.

A Feira estará de portas abertas até 13 de Junho, de segunda a quinta-feira, das 15h00 às 20h00, sextas-feiras das 15h00 às 22h30, sábados e feriados das 10h00 às 22h30 e domingos das 10h00 às 20h00.

Destacando o Teatro, género literário, em homenagem à comemoração dos 140 anos do Teatro Aveirense, esta edição da Feira do Livro decorrerá na envolvente do ATLAS Aveiro.

Na abertura do evento vai contar-se com a apresentação de um monólogo de Sara Barros Leitão, “Proclamação da existência”, seguindo-se uma conversa entre a atriz e José Pina, diretor do Teatro Aveirense, que irão abordar a temática do Teatro.

Com um programa constituído por lançamentos de livros, conversas com escritores, tertúlias e dias temáticos, a CMA procura realizar um “evento literário de referência nacional”, na Região de Aveiro.

O certame, que será um dos “grandes eventos” na cidade após-confinamento, conta com um plano de contingência e muitas medidas de prevenção e segurança, tendo todas as atividades da programação uma lotação limitada e inscrição obrigatória.

Destaque para a presença de autores nacionais e internacionais como Nuno Júdice, Luís Osório, Domingos Amaral, Isabel Rio Novo, Rui Cardoso Martins, Rita Brutt, Carla Maia de Almeida, Inês Fonseca Santos e Mário Zambujal, Afonso Reis Cabral e João Tordo, Ondjaki e Mário Augusto.

O programa conta ainda com dias temáticos, destacando-se o Dia da Poesia, o Dia do Autor Aveirense, o Dia do Livro Infantil e o Dia da Saúde e da Alimentação.

O ATLAS Aveiro irá receber, sob a curadoria de Miguel Correia, a exposição “Fanzine Ultra Violenta” dedicada à cultura visual alternativa, publicação independente, artes plásticas e design experimental.

Esta mostra terá como elemento principal os trabalhos artísticos criados para os 12 números do Fanzine Ultra Violenta.

Esta publicação resulta de um projeto de exploração visual e conceptual que agrega artistas nacionais e internacionais.

Cada um dos números tem um tema único, onde quatro a cinco artistas fazem a sua interpretação livre, resultando num registo visual que se estende desde a cultura punk e grunge, até à cultura urbana do grafitti, passando pelos manifestos do movimento artístico dadaísta.

Haverá ainda um programa de animação.