Associação Portuguesa de Engenharia de Áudio vai colaborar com cineclube de Avanca.

2021-01-25 08:14

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Numa cerimónia online, o Cine Clube de Avanca e a APEA - Associação Portuguesa de Engenharia de Áudio estabeleceram um protocolo de cooperação que irá permitir a realização de diversos projetos.

Previstos estão as participações colaborativas na investigação do áudio cinematográfico, na realização de estágios e na participação mútua em iniciativas públicas.

De forma mais vincada a APEA irá também participar no Arquivo Sonoro do Cine Clube de Avanca e integrará o evento AVANCA – Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia, que este ano comemorará um quarto de século.

A cerimónia online decorreu na tarde de sábado dia 23 de janeiro, num momento especial do “XXIII Encontro da Associação Portuguesa de Engenharia de Áudio”, onde durante o dia várias comunicações foram apresentadas, permitindo a divulgação de investigação em curso nesta área.

A APEA reúne especialistas em engenharia de áudio de todo o país e colabora estreitamente com a sua congénere internacional AES – Audio Engineering Society, com sede nos EUA. Promovendo a investigação e o desenvolvimento tecnológico nas disciplinas inerentes à geração, processamento, aquisição, comunicação e reprodução de sinais de áudio, a APEA procura sobretudo contribuir para o avanço, melhoria e aumento do conhecimento científico no campo das técnicas e tecnologias da engenharia de áudio.

A colaboração das duas associações permitiu já concretizar uma presença da APEA na conferência que integrou o 24º Festival de Cinema AVANCA do ano passado.

O Cine Clube de Avanca, organizando o seu festival em julho e desenvolvendo uma produção cinematográfica relevante, tanto em número como em distinções qualitativas, tem uma forte preocupação com o áudio, nas suas diversas vertentes de criação e tecnologia.

“Com uma coleção museológica que se reporta à tecnologia cinematográfica e audiovisual desde 1908 aos nossos dias, o Cine Clube de Avanca terá assim na APEA uma possibilidade de cooperação especializada também no campo da preservação e transcrição de obras áudio de outros tempos”.