“Apresentação do livro sobre os Cardadores em Vale de Ílhavo teve sabor especial” – Fernando Caçoilo.

2017-02-18 23:24

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Fernando Caçoilo considera que a aposta feita no relançamento da atividade dos cardadores de Vale de Ílhavo foi coroada de êxito que o livro "Rituais com Máscara – Ílhavo" confirma com uma edição dedicada à realidade local.

Inserido na coleção “Rituais com Máscara”, composta por 11 volumes, este livro é inteiramente dedicado aos Cardadores de Vale de Ílhavo, apresentando-se com uma forte componente informativa e cultural abordando ao pormenor as máscaras e os rituais destas figuras.

O Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, Fernando Caçoilo, elogiou a iniciativa da Progestur que deu força ao lançamento e relembra que os cardadores estão a viver um momento positivo (com áudio).

“O livro tem cariz nacional que representa a rota das máscaras em Portugal. Isso, por si, é uma mais-valia. Quando olhamos para a associação que esteve amorfa e envergonhada há uns anos percebemos que estava ali um património. Com a entrega da sede numa antiga escola ficaram reforçadas as condições para que promovessem o cardador. Com tudo isto a apresentação do livro em Vale de Ílhavo teve sabor especial. As pessoas sentiram o que o cardador pode dar. Foi uma aposta importante e para eles este livro é um ato de orgulho”.