Antonio Bastos lança novo single com Orfeão De Vagos e Coral Troviscal.

2023-03-03 09:55

Categoria: 

Concelho: 

Antonio Bastos lança novo single com Orfeão De Vagos e Coral Troviscal.

Vencedor dos "International Portuguese Music Awards (IPMA)", Antonio Bastos funde a world music e a cultura portuguesa numa nova abordagem em “Momento”.

O novo single é revelado esta sexta, dia 3 de março, e une coros tradicionais à eletrónica, através de um forma de produção desprendida de estúdios.

Atualmente a lecionar no Conservatório de Música da Bairrada e diretor artístico de dois coros, Orfeão De Vagos e Coral Troviscal, Antonio Bastos tem interagido com as tradições portuguesas, novos valores e novas formas de abordar a música.

Inspirado em tudo o que o rodeia e influencia, o multi-instrumentista e compositor português lança "Momento".

"Na nova composição, respeitei e aprendi com os desenvolvimentos musicais do passado, incluindo música clássica, jazz e música tradicional portuguesa, mas sempre estive de olho no momento presente, na tecnologia disponível em busca de novos sons e formas de fazer música. A fusão dos dois mundos torna a música que me vai saindo ao mesmo tempo contemporânea, mas com um profundo respeito de onde vem e o que a trouxe à vida através de uma longa tradição de excelentes artistas", explica o artista.

O novo single foi criado em viagem, apenas com um iPhone como meio de produção, mistura e masterização, sem nenhum estúdio envolvido no processo de criação do tema.

"Há 10 anos, quando percebi que só com um iPhone podia gravar tudo e fazer música com a qualidade de qualquer grande estúdio, rapidamente vendi o meu estúdio e comecei a fazer música enquanto viajava. Desta forma consigo inspirar-me e sentir tudo em primeira mão e não tenho de esperar até chegar ao estúdio. Assim, a música que me vai saindo acontece naturalmente conseguindo perceber e sentir o mundo e fazer música com facilidade e sem constrangimentos", desvenda António Bastos.

Com a sua forma eficaz e in loco de produzir, Antonio Bastos surpreendeu os ouvintes e produtores profissionais.

A linha de baixo em "Momento", por exemplo, é feita por um sintetizador, e as vozes graves dos cantores são processadas por uma combinação de efeitos de equalização e compressão, criando assim um som rico e encorpado.

Além disso, a sua abordagem criativa e experimental no uso de sons e efeitos especiais resultou num som único e inovador que tem atraído a atenção do público.