Anadia: Concurso escolhe os melhores leitores.

2023-02-23 16:15

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Anadia apura melhores leitores do município para para próxima fase do Concurso Municipal de Leitura.

A sessão de apuramento decorrerá no dia 3 de março, pelas 18h00, no Cineteatro Anadia.

A prova irá contar com a participação de 23 alunos dos 1º, 2º, 3º Ciclos, Ensino Secundário e Centro Qualifica.

Os participantes prestarão provas de leitura e compreensão sobre as obras " A casa grande", de João Manuel Ribeiro (1º ciclo); "Os piratas", de Manuel António Pina (2º ciclo); "A lua de Joana", de Maria Teresa Maia Gonzalez (3º ciclo e Qualifica) e "A saga de um pensador", de Augusto Cury (Ensino Secundário).

O painel de jurados será composto por Isabel Nina (coordenadora interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares), Teresa Cardoso (responsável pela Biblioteca Municipal de Aveiro) e Lia Costa (escritora do Município de Oliveira do Bairro).Haverá um prémio monetário para os primeiros e segundos classificados, por cada nível de ensino.

Os vencedores (primeiro prémio) irão representar o Município de Anadia na Fase Intermunicipal do concurso, a decorrer em Ovar, no dia 1 de abril.

O concurso escolar, promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), é dirigido a todos os estabelecimentos de ensino da rede pública e privada dos 11 municípios que integram a CIRA.

O objetivo é estimular nos alunos o gosto pela leitura, contribuindo para o seu desenvolvimento de competências, no âmbito da leitura.