Anadia apura finalistas do Concurso Intermunicipal de Leitura.

2022-02-21 18:25

Categoria: 

Concelho: 

O Cineteatro Anadia foi palco, na passada sexta-feira, 18 de fevereiro da 9ª Fase Municipal do Concurso Intermunicipal de Leitura, na qual participaram 19 alunos. Pedro Leitão, aluno do Centro Escolar de Sangalhos, alcançou o 1º lugar na categoria do 1º ciclo do Ensino Básico. Joana Magalhães e Íris Silva, alunas do Colégio Salesianos de Mogofores, foram, respetivamente, as vencedoras nas categorias dos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico. Alice Duarte alcançou o melhor resultado na categoria do Centro Qualifica. Constança Seabra, aluna do Colégio de Nossa Senhora da Assunção, venceu na categoria do Ensino Secundário.

Pedro Leitão, Joana Magalhães, Íris Silva e Constança Seabra irão representar o concelho de Anadia na Fase Final do Concurso Intermunicipal de Leitura, que terá lugar em Estarreja, no próximo dia 23 de abril.

Os participantes prestaram provas de leitura e de compreensão sobre as obras selecionadas para os quatro ciclos de ensino: “O galo da velha Luciana”, de António Mota (1º CEB), “O estranhão”, de Álvaro Magalhães (2º CEB), “O número das estrelas”, de Lois Lowry (3º CEB e Qualifica) e “Cemitério de pianos”, de José Luís Peixoto (Secundário).

Em representação da Câmara Municipal de Anadia esteve presente a Vereadora com o Pelouro da Educação, Jennifer Pereira, que sublinhou “o papel importantíssimo desta iniciativa na promoção de hábitos de leitura”, considerando ser “fundamental promover o prazer de ler e estimular o desenvolvimento de competências, no âmbito da leitura em crianças e jovens”.

No que concerne ainda à tarefa de promover a leitura, a vereadora Jennifer Pereira destacou “o importante papel das bibliotecas”. No seu entender, estes espaços “souberam adaptar-se” à evolução da sociedade e, cada vez mais, “as bibliotecas são de todos e para todos”. “Igualmente importante tem sido a constante colaboração da Rede de Bibliotecas de Anadia e da Rede de Bibliotecas da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro. Este trabalho de grupo e de entreajuda tem permitido prestar serviços de qualidade, com impacto positivo na população”, acrescentou a autarca.

Deixou uma palavra de agradecimento aos responsáveis da comunidade educativa pela “forma convicta e robusta com que abraçaram esta iniciativa”. Aos alunos, desejou “as maiores felicidades e os maiores sucessos no seu percurso escolar”.

O júri do concurso foi constituído por três elementos, designadamente pela Coordenadora Interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares, Isabel Nina; pela Diretora da Biblioteca Municipal de Sever do Vouga, Silvia Marques; e pela escritora do concelho de Anadia, Ana Rodrigues.

A sessão finalizou com um momento musical pela Tuna da Universidade Sénior da Curia.

O concurso escolar, promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, é dirigido a todos os estabelecimentos de ensino da rede pública e privada dos 11 municípios que integram a CIRA e tem como propósito principal estimular nos alunos o gosto pelo livro e pela leitura, contribuindo assim para o desenvolvimento de competências, no âmbito da leitura.