Alunos da Católica ajudam a recuperar azulejos em Ovar.

2017-07-07 08:16

Categoria: 

Concelho: 

Alunos da Universidade Católica voltam a Ovar para colaborar na conservação do património azulejar.

Os alunos da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa do Porto participam na 4ª edição das “Campanhas de Verão” no âmbito de um protocolo entre a Câmara Municipal de Ovar e a Universidade Católica Portuguesa.

As “Campanhas de Verão” 2017 destinam-se à conservação das fachadas azulejadas preferencialmente situadas nas áreas prioritárias de reabilitação do centro histórico de Ovar.

Pretende-se, através de uma estratégia integrada, concertada e imediata, desenvolver com os parceiros que tem colaborado com o município de Ovar, através do ACRA- Atelier de Conservação e Restauro do Azulejo, trabalhos de recuperação e de investigação centrados no património histórico edificado desta área.

Estas campanhas consistem em formações em contexto de trabalho que possibilitam a aquisição de conhecimento e de experiência prática, por parte de alunos, sensibilizando-os ou capacitando-os para a implantação ou a continuidade destas estratégias a outras instituições e empresas, na área da reabilitação dos edifícios tradicionais azulejados.

A “Campanha de Verão” deste ano conta com a participação de quatro alunos da Licenciatura em Conservação e Restauro da “Escola do Porto” da Universidade Católica Portuguesa, que irão desenvolver, sob coordenação do ACRA, ações de prevenção, manutenção e de conservação e restauro em 12 fachadas do centro de Ovar, situadas nas ruas Luís de Camões, Visconde e Ovar, das Pupilas, João de Deus, Padre Ferrer, Capitão Leitão e Dr. Cunha.