Albergaria-a-Velha: Biblioteca recebe duas exposições sobre problemática das migrações.

2022-07-29 12:44

Categoria: 

Concelho: 

A Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha recebe duas exposições sobre a problemática das migrações.

O Centro Local de Apoio à Integração do Migrante de Albergaria-a-Velha, através da parceria com o CLAIM Aveiro da Casa Vera Cruz, apresenta duas exposições (“Arzo” e “55 Mil Km”) sobre a problemática das migrações.

Evento na Biblioteca Municipal, entre 29 de julho e 31 de agosto.

As migrações sempre fizeram parte da História da Humanidade. Todos os dias, migrantes e refugiados à procura de proteção e de condições dignas de existência, deixam suas casas, famílias e sonhos para conseguirem uma vida melhor e em paz.

É perante este contexto em que a humanidade se encontra em constante trânsito, que surge cada vez mais a necessidade de assinalar o porquê de muitos migrantes elegerem Portugal como país de destino. “Arzo” surge de várias viagens iniciadas em janeiro de 2017, por Filipa Aires, pela Grécia.

Viagens estas onde viveu perto de refugiados afegãos e relembra os relatos ouvidos e situações vividas que tornaram urgente o relato das estórias e a partilha dos retratos tirados.

Viagem esta da qual nunca regressou, segundo a mesma, referindo ainda não existir regresso possível.

Já a exposição “55 mil Km” surge a partir do livro, com o mesmo título, produzido pelo Centro Local de Apoio ao Migrante de Aveiro, resposta da Casa Vera Cruz, numa iniciativa cofinanciada pelo Fundo para o Asilo, Migração e a Integração (FAMI) e o Alto Comissariado para as Migrações (ACM).

As histórias partilhadas pelas pessoas que procuraram o serviço não deixaram ninguém indiferente, surgindo assim a vontade de criar um livro ilustrado com os percursos migratórios de dez nacionais de países terceiros.

O livro e subsequente exposição contam com os testemunhos de vários migrantes, refugiados e ilustradores a residir na comunidade aveirense, numa lógica de enriquecimento cultural mútuo.