Albergaria: Festival Trocopar apresenta exposição do Aveiro Arte e livro de Hélder Castanheira.

2017-08-18 08:45

Categoria: 

Concelho: 

O Círculo Experimental dos Artistas Plásticos de Aveiro – AveiroArte vai ter patente ao público, no Salão Nobre da Junta de Freguesia de Frossos, uma exposição integrada no âmbito do Festival Trocopar, organizado pelo Grupo de Teatro «A Bateira» e o Grupo Desportivo Beira-Vouga.

A mostra será inaugurada no próximo dia 24. Em simultâneo será apresentado o livro de Hélder Castanheira «Ação Social Como Política Pública», com apresentação da professora da Universidade de Aveiro, Anabela Oliveira.

Obra de apresentação póstuma desenvolvida pelo antigo responsável dos serviços de ação social da UA que conseguiu concluir a tese de doutoramento mas que não já não a pode defender devido ao internamento hospitalar. Hélder Castanheira faleceu no dia 28 de Fevereiro de 2014.

A abertura da exposição e a apresentação do livro coincidem com o primeiro dia do Festival Trocopar. 

Os eventos contam com a presença de António Loureiro, presidente da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha, Delfim Bismarck, vereador do Pelouro da Cultura, Adalberto Póvoa, presidente da Junta de Freguesia de Frossos, Sérgio Azeredo, presidente de AveiroArte, tenente-coronel Fernando Silveira, presidente da Comissão Trocopar e em representação da família de Hélder Castanheira, sua filha Adriana Castanheira.

Seguir-se-á o desfile das Marchas Populares do Grupo de Teatro «A Bateira», findo o qual começa o Festival de Danças Trocopar com «workshops» de dança, bailes, artesanato e mostras gastronómicas.

No dia 25, no espaço da exposição haverá um conferência apresentada por Ana Carrancho, com o tema «A arte no mundo espiritual».

O Festival e a exposição encerram no dia 27, indo de seguida a mostra para a Biblioteca de Albergaria-a-Velha, onde ficará de 1 a 30 de Setembro.