Águeda: Teatro D. Maria II apresenta programação para a região centro do país.

2023-04-21 07:19

Categoria: 

Concelho: 

O projeto “Odisseia Nacional” do Teatro Nacional D. Maria II chega à região centro do país e prepara-se para apresentar a programação para os próximos meses descentralizada por salas de espetáculos em Municípios da região.

Em janeiro deste ano, o Teatro Nacional D. Maria II encerrou as suas portas, para obras de requalificação, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência.

Com o edifício do Rossio encerrado por mais de um ano, o Teatro encontra-se a viver uma verdadeira Odisseia Nacional.

Um projeto composto por centenas de propostas, desenvolvidas em parceria com 93 concelhos de todas as regiões de Portugal continental e ilhas.

Depois do primeiro trimestre do ano na região Norte do país, com um total de mais de 8.000 espectadores e 2.500 participantes ativos nos vários projetos, o D. Maria II iniciou agora a sua viagem pelo Centro do país, onde permanecerá durante três meses, até ao final de junho, com uma programação desenvolvida em 32 concelhos.

Seguem-se depois, até ao final de 2023, os Açores, em julho, a Madeira, em setembro, e as regiões do Alentejo e Algarve, de outubro a dezembro.

Para dar a conhecer a programação pensada para a região Centro, o D. Maria II realiza um encontro informal com a imprensa no Centro de Artes de Águeda, esta, dia 21, seguido de uma visita guiada à Exposição “Quem és tu? – Um teatro nacional a olhar para o país”, com o curador Tiago Bartolomeu Costa.

O encontro com a imprensa decorre, às 11h, no Café Concerto do Centro de Artes de Águeda, em conversa informal com Pedro Penim, Diretor Artístico do D. Maria II, e alguns dos artistas que fazem parte da programação do projeto Odisseia Nacional.

Ana Gil (cocriadora de Os Idiotas, da companhia Terceira Pessoa, de Castelo Branco); Coletivo Guarda Rios (responsável pelp projeto Observatório dos Rios, que será desenvolvido em Ourém); Mónica Garnel (encenadora d’O Misantropo – por Hugo van der Ding e Martim Sousa Tavares a partir Molière, produção do D. Maria II que está em digressão pela região Centro e será apresentado em Águeda a 22 de abril) e Tiago Bartolomeu Costa (curador da Exposição Quem és tu?, patente no Centro de Artes de Águeda até dia 28 de abril) participam neste evento.