Águeda, Aveiro e Ílhavo em três dias de concertos nos Festivais de Outono.

2020-11-06 07:46

Categoria: 

Concelho: 

Três dias seguidos de concertos com a marca Festivais de Outono (FO), promovidos pela Universidade de Aveiro.

Beethoven em dose dupla (a 7 e 8 de novembro) e jazz contemporâneo já esta noite com Rosa Maria, na voz, Luís Figueiredo, piano, e Mário Franco, contrabaixo.

Três concertos em três concelhos com ligações à UA: Águeda, Aveiro e Ílhavo.

Já esta sexta, a partir das 21h30, no Centro de Artes de Águeda, um Círculo com três músicos é desenhado no chão do jazz contemporâneo que faz, assim, a sua aparição no programa dos FO 2020. Este Círculo constrói-se com as mãos de Luís Figueiredo (piano) e Mário Franco (contrabaixo) e a voz de Rita Maria.

As sonatas de Ludwig van Beethoven começam a ouvir-se a 7 de novembro, a partir das 19h00, no auditório Renato Araújo, na Reitoria da UA, pelo piano de João Casimiro.

Pianista do agrupamento “ars ad hoc” e professor da Escola Profissional de Música de Espinho, Casimiro apresenta-se regularmente como solista nas mais importantes salas do país, assim como no estrangeiro, tendo sido laureado com mais de uma dezena de prémios nacionais e internacionais.

A 7 de novembro, o pianista interpretará as sonatas nº 4, em Mi Bemol Maior, Op. 07 e nº 32, em Dó Menor, Op. 111, num dos quatro momentos dos FO 2020 que assinalam os 250 anos do genial compositor alemão.

8 de novembro, na Casa da Cultura de Ílhavo, a partir das 17h00, André Fonseca (Violino) e Nuno Caçote (Piano) interpretam três sonatas para piano e violino de Beethoven: Sonata para Violino e Piano, nº 4, Op. 23, Sonata para Violino e Piano, nº 5, Op. 24, “Primavera” e Sonata para Violino e Piano, nº 9, Op. 47, “Kreutzer”.

André Fonseca (na foto) é concertino (chefe de orquestra) da Filarmonia das Beiras desde julho de 1998, por convite do então Maestro titular Fernando Eldoro, tendo dado mais de 1000 concertos nestas funções em Portugal, Espanha e França.

Toca habitualmente como solista com orquestra. É professor de violino e da classe de orquestra de cordas da UA, para além de ser convidado regularmente para júris de concursos. Já gravou para a RDP e RTP.

Nuno Caçote é docente de piano no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian (Aveiro), e professor auxiliar convidado na Universidade Católica (Porto). Colaborou com orquestras e ensembles de renome, como por exemplo a Orquestra Nacional do Porto ou o grupo de percussão Drumming. Orienta Masterclass de piano por todo o país, e é convidado para júris de concursos nacionais e internacionais de piano. O pianista realizou gravações para a RDP.