Águeda apresenta propostas culturais alternativas com recurso a meios digitais.

2020-04-17 16:45

Categoria: 

Concelho: 

Águeda apresenta propostas culturais alternativas com recurso a meios digitais.

Fazer uma visita guiada a uma exposição ou participar numa hora do conto, ouvir um poema ou então recordar um espetáculo passam a ser aposta.

Tudo isto pode ser feito sem sair de casa, sendo parte de um programa cultural alternativo que a Câmara de Águeda preparou e que está a ser promovido pela Biblioteca Municipal Manuel Alegre (BMMA) e pelo Centro de Artes de Águeda (CAA).

“Viver em isolamento não significa viver sem cultura”, defendeu Elsa Corga, Vereadora da Cultura da Câmara de Águeda, salientando que tanto a BMMA como o CAA apresentam ideias diferentes e criativas para que os cidadãos tenham acesso a atividades culturais. “Estamos consigo, na sua casa, para impedir que o isolamento seja também cultural, porque temos a convicção de que a cultura é um bem essencial que nos traz um sentimento de liberdade”, sublinhou Elsa Corga.

A BMMA (que pode ser seguida em fb.com/BibliotecaMunicipalManuelAlegre/) tem a decorrer um conjunto de propostas, que passam, por exemplo, pela Hora do Conto online, em que é feita a partilha (com post publicado às 9 horas) de um vídeo/áudio de leitura de histórias dirigidas às crianças; ou ainda pelo Ponto ParaGArfo, em que é feita a partilha de poemas ou textos inspiradores dirigidos aos jovens e adultos, antes do jantar, às 19 horas.

Quanto ao CAA, para além da visita guiada virtual à Exposição Bicicleta Motorizada, estão calendarizadas rubricas diárias e temáticas, com uma área definida para cada dia da semana.

Assim, as segundas-feiras são contemporâneas, as terças técnicas, as quartas curiosas, as quintas permitem recordar, à sexta é para ter ideias. Ao fim de semana, é para saber “o que se ouve por CAA” e “olhar p’ra CAA” .

Neste enquadramento temático, as propostas do CAA são transmitidas na sua página oficial no facebook (https://www.facebook.com/centroartesagueda) e incluem música, arte contemporânea, fotografia e curiosidades acerca do próprio espaço do CAA, sem esquecer as ideias para colocar em prática em tempos de isolamento social.