Agrupamento de Escolas de Oliveirinha homenageia escritores nacionais.

2021-06-07 16:45

Categoria: 

Concelho: 

O Agrupamento de Escolas de Oliveirinha tem em curso um projeto de homenagem a escritores nacionais.

Este programa prevê um recital de poesia e a inauguração de um mural na fachada da escola sede, construído pelos alunos.

O projeto, dinamizado pelo Departamento de Línguas, teve início no ano letivo de 2013/2014 em forma de recital de poesia e teve como mote celebrar o poder da palavra através da declamação de poemas de diversos autores portugueses, aproximando alunos, professores, auxiliares da ação educativa e pais.

Todos os anos, era proposto um poeta/escritor para ser estudado nas aulas de português e, posteriormente, através da partilha de ideias entre professores e alunos, os seus poemas eram recitados, cantados ou dramatizados e, para isso, “eram convidados alunos do pré-escolar ao 9º ano, pais dos próprios alunos, pessoal não docente, professores e a própria direção.

Tudo começou como uma brincadeira mas ganhou reconhecimento e ficou a marcar o calendário. “Todos os anos ficava guardado um momento para recitar poesia: os poetas iam sendo escolhidos ao longo dos anos e a esta atividade foi-se perpetuando e alongando durante os tempos” explica o Diretor do Agrupamento, professor Carlos Lopes.

O principal objetivo do projeto, esclarece a coordenadora do Departamento de Línguas, professora Anabela Vasconcelos, foi “em primeiro lugar, dar a conhecer aos alunos o universo poético de alguns escritores portugueses, despertando o interesse pela leitura, pela poesia e pelos livros”, sendo que, numa segunda fase, considerou-se importante “preservar a memória destes escritores através da construção de painéis que foram construídos nas aulas de Educação Visual” e, que, neste ano, foram colocados na parede frontal da Escola Básica Castro Matoso.

Foi nesse sentido que, após os painéis concluídos, foi pensado fazer uma inauguração do mural mas, devido à pandemia, a mesma foi-se adiando.

Este mês, vai finalmente acontecer a inauguração e o tão esperado recital de poesia, um pouco diferente do habitual, mas adaptado aos tempos atuais, em formato digital.

0Através de uma estreia no youtube, vão estar representados todos os poetas homenageados ao longo dos anos – Luís de Camões, Fernando Pessoa, Sophia de Mello Breyner, António Gedeão, Manuel Alegre, José Afonso, Miguel Torga, Natália Correia, Luísa Ducla Soares e Florbela Espanca – interpretados por alunos, representantes do pessoal não docente, associação de pais, direção e professores de português.

Este projeto, de índole interdisciplinar, estreia online, no próximo dia 10 de junho, às 18h00, através do link do youtube https://youtu.be/fnsQQhLVrEM.