23 Milhas apresenta produções em Língua Gestual Portuguesa e instalação sonora.

2022-10-27 07:44

Categoria: 

Concelho: 

O 23 Milhas dedica fim-de-semana à reflexão sobre acessibilidade com espetáculo em Língua Gestual Portuguesa e instalação sonora.

“Língua” e “C_Vib” são os espetáculos que convocam o público para um fim-de-semana de reflexão sobre acessibilidade, sexta-feira e sábado, na Casa da Cultura de Ílhavo.

O espetáculo “Língua” em apresentação, esta sexta, dia 28 de outubro, às 21h30, utiliza a Língua Gestual Portuguesa como veículo primordial de comunicação, colocando em causa as relações de poder e de privilégio no teatro e fora dele.

Em cena, Língua Gestual Portuguesa e língua portuguesa (falada e escrita) unem-se, num espetáculo verdadeiramente bilingue, que tenta ser uma proposta de reflexão sobre a ideia de língua, questionando possibilidades, limites e identidades.

Pelo meio, há um pouco da história dos Surdos, replicam-se algumas idiossincrasias do quotidiano das pessoas Surdas, bem como especificidades da comunicação em Língua Gestual Portuguesa.

Já “C_Vib” (29 de outubro, 21:30), de Yola Pinto e Simão Costa, é um espetáculo que desafia o público a tocar, sentir e manusear o som sem recorrer, necessariamente, à audição.

Tudo através de quatro esculturas sonoras já expostas no foyer da Casa da Cultura de Ílhavo, com as quais Yola Pinto e Simão Costa, e o próprio público, se relacionam através dos seus corpos, do toque, da dança e da música.

Chão, Arcos, Flor e Permanecer são instalações que materializam o som, tornando-o palpável e sensível, a ser percecionado por outros sentidos que não só a audição. Ações e som, cuidadosamente pensados para cada lugar, originam um discurso que vem revelar as esculturas não apenas enquanto instrumentos musicais, mas também como corpos de identidades próprias no espaço e detentores de fisicalidades igualmente distintas.

Os espetáculos acontecem na Casa da Cultura de Ílhavo. Os bilhetes estão disponíveis nas bilheteiras físicas na Casa da Cultura, Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré e online na BOL.

 

foto: Ana Lopes