Como um ambiente térmico e a qualidade do ar influenciam a qualidade de vida e o desempenho de um ser humano nas suas tarefas
Mário Almeida Rodrigues Talaia
Investigador no site da UA: https://www.ua.pt/pt/p/10309697
“Como um ambiente térmico e a qualidade do ar influenciam a qualidade de vida e o desempenho de um ser humano nas suas tarefas”
“Eu sou o Mário Talaia professor e investigador no Departamento de Física da Universidade de Aveiro e membro do Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores. O tema que vou partilhar está na corrente da atualidade e tem a ver “como um ambiente térmico e a qualidade do ar influenciam a qualidade de vida e o desempenho de um ser humano nas suas tarefas”. Falemos da problemática no ensino e aprendizagem. Uma sala de aula deve ter um ambiente de conforto térmico para alunos e professores desempenharem as suas responsabilidades. De acordo com a lei vigente de energia, os espaços devem ser confortáveis com renovação de ar que é função do número de intervenientes. Infelizmente estes itens, muitas vezes, não são valorizados e em contextos de sala de aula, com desconforto térmico, os resultados dos alunos, tangencialmente, diminuem cerca de 3,9% por cada ºC da soma de duas temperaturas (do termómetro seco e do termómetro húmido), como já mostrei em vários estudos. As construções de salas de aula, deveriam ter em atenção esta realidade e, esta, deveria ser incluída no ranking das escolas. Estamos a viver a pandemia covid-19. Ouve-se, nos media, que janelas abertas é uma solução … atenção que estas são o culminar do “crash” de desconforto térmico com hipotermia … não é vestuário ou janelas abertas ou aplicação de ar condicionado, nem desenvolver pensamento crítico a solução. A solução, é ter sido construído espaço para suscitar climatização o mais natural possível. Esta temática é aplicada igualmente na indústria onde o desempenho do trabalhador, produtividade e qualidade, depende do clima do local de trabalho. Concluindo, as alterações climáticas e o aquecimento global exigem cuidados acrescidos para o risco”.
Podcasts:
Olá, sou a Paula Coelho Santos, investigadora do CIDTFF e docente do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro; venho falar-vos da transformação em curso na Universidade de Aveiro (UA) (e não só), para um...
Cristina Maria Felizardo Rodrigues (www.cfeliz.pt)
Quando o plano A falha e o plano B desmorona-se, eis que surge o plano de contingência para uma vida feliz
Do que se trata?
- É um livro para aqueles que se recusam a ficar...
Evelyn Santos-https://www.ua.pt/pt/p/80324215
A consolidação dos direitos humanos com respeito às diferenças (Declaração...
Aida Figueiredo
A sociedade, nas últimas décadas, tem sido objeto de alterações sociais e económicas que implicaram alterações no estilo de vida das famílias e na gestão do tempo das crianças (Figueiredo, 2015a). Atualmente, a maioria dos...
Ana Valente Rodrigues e Vânia Carlos
O Projeto “Form@tive - Formar futuros professores para ensinar crianças através de CBL”, coordenado pelas Investigadoras Ana V. Rodrigues e Vânia Carlos, enquadra-se no âmbito de cursos relacionados com...
Betina Lopes
A Cartas com Ciência desenvolve programas educacionais de troca de cartas que ligam a lusofonia através da ciência. Ao possibilitar a interação entre cientistas inspiradores e estudantes nos países de língua portuguesa, a...
Como é amplamente reconhecido, a investigação e os saberes que através dela se revelam constituem um dos fatores fundamentais na ativação dos processos de (auto)reflexão, formação e desenvolvimento quer das pessoas singularmente consideradas,...
Olá, chamo-me Ana Frias, sou Investigadora do Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) da Universidade de Aveiro; Professora na Escola Superior de Educação de Coimbra e na Escola Superior de Saúde da Guarda...
1 - Autor: Xana Sá Pinto, Patrícia Pessoa, Lisa Afonso, Sara Aboim
2 - Contacto: alexandrasapinto@ua.pt; xanasapinto@gmail.com; sabordadiversidade....
Ana Paula Aires
A importância da integração da História da Matemática na aprendizagem da Matemática tem sido apontada ao longo dos anos por vários autores que salientam inúmeras...
- Página 1
- ››