12:00

Educação à Escuta

Com

Um programa da responsabilidade do CIDTFF da Universidade de Aveiro. Porque a diferença está na Educação e a Educação faz toda a diferença

A História da Matemática na aprendizagem da Matemática

5, Outubro 2020

Ana Paula Aires

aaires@utad.pt

A importância da integração da História da Matemática na aprendizagem da Matemática tem sido apontada ao longo dos anos por vários autores que salientam inúmeras razões para a sua inclusão na aula de Matemática (Struik, 1992; Ralha, 1992; Fauvel, 1997; Fauvel & van Maanen, 2000; Fried, 2001; D’Ambrósio, 2012; Kjeldsen, Blomhøj, 2012).

E surgem as questões: A integração da História da Matemática na aprendizagem da Matemática: Porquê? Para quê? Quando? Como?

Na tentativa de responder às duas primeiras questões podemos identificar várias razões, inventariar inúmeras vantagens que, segundo autores de referência justificam, de forma incontestável, a integração da História da Matemática no ensino e na aprendizagem da Matemática. Struik (1992) considera a utilização da História da Matemática na sala de aula de grande importância pois permite conhecer como se originaram e desenvolveram os conceitos em Matemática, ajuda na compreensão da nossa herança cultural e além disso permite ilustrar o ensino de alguns conceitos matemáticos com algumas peripécias. Esta ideia também é corroborada por Ralha quando afirma que a História da Matemática permite-nos “(…) referir episódios, alguns deles anedóticos, que de algum modo desmistificam a ideia de que os matemáticos não são como as pessoas vulgares(Ralha, 1992, p.82).

Também Fauvel reconhece a importância da História da Matemática na aprendizagem da Matemática já que a sua integração nas aulas de Matemática, entre outros benefícios:

“Humaniza a matemática; ajuda a desenvolver uma aproximação multicultural; encoraja os bons alunos a ir mais longe; ajuda a explicar o papel da matemática na sociedade; torna a matemática menos assustadora; proporciona oportunidades para realizar investigações; fornece a oportunidade de realização de trabalhos inter-curriculares com outros professores ou disciplina” (Fauvel, 1997, p. 17).

 

Para D’Ambrósio a História da Matemática “é um elemento fundamental para perceber como teorias e práticas matemáticas foram criadas, desenvolvidas e utilizadas num contexto de sua época(2012, p. 27 ) e além disso, “conhecer, historicamente, pontos altos da matemática de ontem poderá, na melhor das hipóteses, e de fato faz isso, orientar no aprendizado e no desenvolvimento de hoje(2012, p. 28 ). Segundo este autor a (D’Ambrosio, 1996) a integração da História da Matemática no ensino deve ser encarada sobretudo pelo seu valor de motivação para a Matemática.

 

Quanto às questões Quando? Como? Parece-nos que o recurso a tarefas matemáticas diversificadas, pensadas de modo a promover a aprendizagem de conceitos novos, o aperfeiçoamento e aprofundamento de um conceito já conhecido, ou a consolidação da aprendizagem pode constituir-se como um bom ponto de partida (Aires & Costa, 2016).

E aqui falamos de tarefas construídas com o auxílio da História da Matemática para dar a conhecer aos alunos que na matemática há conceitos mais difíceis que só ao longo do tempo foram melhor compreendidos e instituidos, o que de algum modo tranquiliza o aluno e o ajuda na sua aprendizagem. Que a matemática é uma construção humana que foi sendo desenvolvida ao longo dos tempos para dar resposta às necessidades práticas da sociedade. Que é uma ciência que vai sendo construída por homens e mulheres que a ela se dedicam (matemáticos) e que nesta construção algumas das dificuldades que agora os alunos sentem foram sentidas pelos matemáticos, há muito tempo atrás na procura de resultados novos, o que vai ao encontro de Fauvel (1997) quando defende que a História da Matemática humaniza a matemática (Aires & Costa, 2016).

Deixamos algumas ideias de como a História da Matemática pode ser integrada nas aulas de Matemática e que podem ser utilizadas em tarefas, consoante a sua tipologia e natureza:

  • Introduzir conceitos novos apresentando narrativas históricas que estejam relacionadas com esses conceitos;
  • Contar episódios dos matemáticos antigos;
  • Propor tarefas como trabalho de casa baseadas em textos matemáticos antigos;
  • Realizar projetos sobre a actividade matemática local no passado;
  • Usar exemplos críticos do passado para ilustrar técnicas e métodos;
  • Apresentar problemas históricos aos alunos para os quais, de alguma forma, os conceitos que estão a aprender dão a resposta;
  • Explorar mal entendidos/erros/visões alternativas do passado para ajudar na compreensão e na resolução de dificuldades dos alunos atuais (Fauvel, 1997).

Pensamos que enquanto ferramenta didática a História da Matemática pode ser usada pelo professor em contexto de sala de aula com o objetivo de proporcionar aos alunos uma aprendizagem mais significativa, mais contextualizada e mais humanizada da Matemática, tornando-a assim uma ciência mais próxima, mais amigável e apelativa para os nossos alunos.

           Referências Bibliográficas:

Aires, A. P., & Costa, C. (2016). A História da Matemática e a Internet: dois aliados na             aprendizagem da Matemática. Revista de Ciência Elementar, 4, (4), 34-35.

D’Ambrósio, U. (1996).  História da Matemática e Educação. Cadernos CEDES 40.      História e Educação Matemática. 1ª ed. (pp. 7-17). Campinas, SP: Papirus.

D’Ambrósio, U. (2012). Educação Matemática: da teoria à prática. 23.ª edição.   Campinas: Papirus.

Fauvel, J. (1991). Using history in mathematics education. For the Learning of          Mathematics, 11(2), 3-6.

Fauvel, J., & van Maanen, J. (Eds.). (2000). History in mathematics education-The ICMI     study. Dordrecht: Kluwer.

Fauvel, J. (1997). A utilização da História em Educação Matemática. In A. Vieira, E. Veloso & M. J. Lagarto. (Orgs.). Relevância da História no Ensino da             matemática, Cadernos do GTHEM n.º 1. (pp. 15-20). Lisboa: GTHEM/APM.

Fried, M. N. (2001). Can mathematics education and history of mathematics coexist?        Science & Education, 10, 391- 408.

Kjeldsen, T., & Blomhøj, M. (2012). Beyond motivation: history as a method for learning             meta-discursive rules in mathematics. Educ Stud Math, 80, 327-349.

Struik, D. J. (1992). História Concisa da Matemática (2.ª Edição). Lisboa: Gradiva.

Podcasts:

14, Dezembro 2020

Olá, sou a Paula Coelho Santos, investigadora do CIDTFF e docente do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro; venho falar-vos da transformação em curso na Universidade de Aveiro (UA) (e não só), para um...

7, Dezembro 2020

Cristina Maria Felizardo Rodrigues (www.cfeliz.pt)

Quando o plano A falha e o plano B desmorona-se, eis que surge o plano de contingência para uma vida feliz

Do que se trata?

  1. É um livro para aqueles que se recusam a ficar...
30, Novembro 2020

Evelyn Santos-https://www.ua.pt/pt/p/80324215

A consolidação dos direitos humanos com respeito às diferenças (Declaração...

23, Novembro 2020

Aida Figueiredo

A sociedade, nas últimas décadas, tem sido objeto de alterações sociais e económicas que implicaram alterações no estilo de vida das famílias e na gestão do tempo das crianças (Figueiredo, 2015a). Atualmente, a maioria dos...

16, Novembro 2020

Ana Valente Rodrigues e Vânia Carlos

O Projeto “Form@tive - Formar futuros professores para ensinar crianças através de CBL”, coordenado pelas Investigadoras Ana V. Rodrigues e Vânia Carlos, enquadra-se no âmbito de cursos relacionados com...

9, Novembro 2020

Betina Lopes

A Cartas com Ciência desenvolve programas educacionais de troca de cartas que ligam a lusofonia através da ciência. Ao possibilitar a interação entre cientistas inspiradores e estudantes nos países de língua portuguesa, a...

2, Novembro 2020

Como é amplamente reconhecido, a investigação e os saberes que através dela se revelam constituem um dos fatores fundamentais na ativação dos processos de (auto)reflexão, formação e desenvolvimento quer das pessoas singularmente consideradas,...

26, Outubro 2020

Olá, chamo-me Ana Frias, sou Investigadora do Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) da Universidade de Aveiro; Professora na Escola Superior de Educação de Coimbra e na Escola Superior de Saúde da Guarda...

19, Outubro 2020

Mário Almeida Rodrigues Talaia

Investigador no site da UA: https://www.ua.pt/pt/p/10309697

 “Como um ambiente térmico e a qualidade do ar influenciam a qualidade de vida e o...

12, Outubro 2020

1 - Autor: Xana Sá Pinto, Patrícia Pessoa, Lisa Afonso, Sara Aboim

2 - Contacto: alexandrasapinto@ua.pt; xanasapinto@gmail.com; sabordadiversidade....