12:00

Educação à Escuta

Um programa da responsabilidade do CIDTFF da Universidade de Aveiro. Porque a diferença está na Educação e a Educação faz toda a diferença

Estratégias de Autorregulação, o que são? Como desenvolver?

14, Setembro 2020

As estratégias de autorregulação permitem-nos ter o controlo sobre os nossos pensamentos, comportamentos, emoções e conhecimentos sobre nós próprios e capacidades. Consolida a nossa  capacidade para assumir compromisso, para ter autocontrolo, autodisciplina e autonomia em gerir as nossas ações de forma a atingir com sucesso os nossos objetivos!

Ao adotar este tipo de estratégias de aprendizagem, conhecemo-nos melhor sobre nós próprios (autoconhecimento), ajuda-nos a ter consciência das nossas potencialidades e/ou dificuldades (autoconsciência), aprimoramos a capacidade de avaliar o nosso comportamento, ações e conhecimento (autoavaliação), aumenta a nossa capacidade de gerir o nosso processo de aprendizagem!Para isso, é essencial acompanharmos e refletirmos sobre o nosso progresso e evolução (metacognição), de forma a controlar fatores que interferem na construção da nossa aprendizagem e identidade pessoal!

Dicas para desenvolver a autorregulação das aprendizagens!

Desenvolver as estratégias de autorregulação de aprendizagem exige dominar o autoconhecimento (conhecermos a nós próprios), possuir autoeficácia (convicção de sermos capazes de realizar determinada tarefas), e criar uma rotina de estratégias de aprendizagem e utilizar os diferentes tipos de recursos disponíveis.  Para isso, segue-se algumas dicas para desenvolver competências de estudo:

  • Definir objetivos pessoais: identificar o que se pretende atingir;
  • Escolher o método de estudo mais adequado tendo em conta o perfil pessoal;
  • Definir o melhor horário e local de estudo;
  • Elaborar uma planificação semanal;
  • Organizar o dia com uma lista de tarefas e compromissos;
  • Estabelecer uma rotina diária de estudos, reservando horas para o estudo e para o lazer e bem-estar; Ser-se equilibrado! É importante ter o tempo “para mim” (para algo que gostamos de fazer)!
  • Ter um calendário/agenda (digitais ou tradicionais) com objetivos diários;
  • Definir prioridades pessoais e de estudo, de acordo com a importância e a sua urgência, tendo em conta o tempo de execução;
  • Estabelecer prazos de concretização realístico e alcançável das tarefas. Sê realista!
  • Proativo na pesquisa e seleção de informação: ter iniciativa e autonomia em ir à procura de informação relevante;
  • Elaborar um portefólio organizado com o trabalho desenvolvido;
  • Transformar a informação: ler com atenção, sublinhar informações relevantes, elaborar resumos e anotações, realizar exercícios; reescrever as anotações.
  • Procurar ajuda: reconhecer as suas dificuldades e limitações; Pedir ajuda quando não consegue ultrapassar dificuldades ou não encontra informações a colegas, professores, ou outros;
  • Crie ou faz parte de um grupo de estudos (ter colegas com quem estudar e partilhar dúvidas e ideias ajuda-nos a evoluir!) – Há muitas ferramentas digitais que permite estudar e colaborar com os colegas;

  • Refletir regularmente sobre as suas ações e sobre as respetivas consequências (Se eu fizer isto, vai acontecer isto); Pensar antes de agir!

  • Monitorizar/acompanhar: elaborar uma checklist de verificação; e refletir sobre a sua evolução e aspetos a serem melhorados/alterados;

  • Estar atento às dicas do Professor! Elaborar um glossário de termos! Fazer um mapa mental de conceitos! Entender os conceitos-chave! Ler para si em voz alta! Ensinar e partilhar os conhecimentos com os teus colegas!

  • Criar um sistema de recompensas;

  • Revisar: reler, corrigir, proceder a melhorias;

  • Autoavaliar-se a sí próprio: Elaborar um diário pessoal, em que questione-se sobre: o que tem de melhorar, alterar, manter; a concretização das tarefas, se as realizou, senão que fatores impediram; os próximos passos a realizar.

  • Não ter medo de falhar!

Agora com estas dicas, vamos coloca-las em prática?!

A todos os alunos votos de um ótimo início de aulas, e muito sucesso!

Não se esqueçam, há também ferramentas digitais que auxiliam nas vossas estratégias de autorregulação!

 

Daniela Pedrosa, dpedrosa@ua.pt

 

Podcasts:

14, Dezembro 2020

Olá, sou a Paula Coelho Santos, investigadora do CIDTFF e docente do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro; venho falar-vos da transformação em curso na Universidade de Aveiro (UA) (e não só), para um...

7, Dezembro 2020

Cristina Maria Felizardo Rodrigues (www.cfeliz.pt)

Quando o plano A falha e o plano B desmorona-se, eis que surge o plano de contingência para uma vida feliz

Do que se trata?

  1. É um livro para aqueles que se recusam a ficar...
30, Novembro 2020

Evelyn Santos-https://www.ua.pt/pt/p/80324215

A consolidação dos direitos humanos com respeito às diferenças (Declaração...

23, Novembro 2020

Aida Figueiredo

A sociedade, nas últimas décadas, tem sido objeto de alterações sociais e económicas que implicaram alterações no estilo de vida das famílias e na gestão do tempo das crianças (Figueiredo, 2015a). Atualmente, a maioria dos...

16, Novembro 2020

Ana Valente Rodrigues e Vânia Carlos

O Projeto “Form@tive - Formar futuros professores para ensinar crianças através de CBL”, coordenado pelas Investigadoras Ana V. Rodrigues e Vânia Carlos, enquadra-se no âmbito de cursos relacionados com...

9, Novembro 2020

Betina Lopes

A Cartas com Ciência desenvolve programas educacionais de troca de cartas que ligam a lusofonia através da ciência. Ao possibilitar a interação entre cientistas inspiradores e estudantes nos países de língua portuguesa, a...

2, Novembro 2020

Como é amplamente reconhecido, a investigação e os saberes que através dela se revelam constituem um dos fatores fundamentais na ativação dos processos de (auto)reflexão, formação e desenvolvimento quer das pessoas singularmente consideradas,...

26, Outubro 2020

Olá, chamo-me Ana Frias, sou Investigadora do Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) da Universidade de Aveiro; Professora na Escola Superior de Educação de Coimbra e na Escola Superior de Saúde da Guarda...

19, Outubro 2020

Mário Almeida Rodrigues Talaia

Investigador no site da UA: https://www.ua.pt/pt/p/10309697

 “Como um ambiente térmico e a qualidade do ar influenciam a qualidade de vida e o...

12, Outubro 2020

1 - Autor: Xana Sá Pinto, Patrícia Pessoa, Lisa Afonso, Sara Aboim

2 - Contacto: alexandrasapinto@ua.pt; xanasapinto@gmail.com; sabordadiversidade....