09:40 to 10:00

Conversas da Manhã

África…Terra Nova - CV Desigualdade

13, Janeiro 2022

Mais uma edição de África…Terra Nova" com o professor António Batel Anjo

Desigualdade

https://www.rtp.pt/play/p9467/conversas-sobre-o-futuro

A primeira conversa é sobre o futuro da democracia e reuniu no Grande Auditório da Fundação Gulbenkian Daniel Innerarity, do Instituto Gobernanza Democrática, e Paul Kahn, da Yale Law School. A moderação é de Miguel Poiares Maduro, membro da Comissão Científica do Fórum Gulbenkian Futuro.

Desigualdade social representa a diferença no padrão de vida e nas condições de acesso a direitos, bens e serviços entre integrantes de uma sociedade.

A desigualdade sociai pode-se manifestar de diferentes formas, no âmbito económico, escolar, profissional, de género, entre outros. O fenómeno da desigualdade social é marcado principalmente pela desigualdade económica gerada pela concentração de renda. A concentração de renda gera um desequilíbrio no modo de vida dos grupos que compõem a sociedade.

Assim, em uma mesma sociedade, alguns grupos possuem total acesso a seus direitos e a uma vida digna, enquanto outros grupos são excluídos. Uma grande parcela da população tende gradativamente à miséria, à ausência de condições materiais que garantam a sua própria existência.

Essa distinção gradativa pode ser observada a partir da estratificação social, ou da divisão da sociedade em classes. Cada classe social possui o seu próprio modo de vida. Isso se reflete em um padrão de consumo próprio e, principalmente, na diferença de acesso a direitos fundamentais, como: alimentação, saúde, segurança, moradia e educação.

Para os filósofos do liberalismo, como John Locke e Adam Smith, a desigualdade social faz parte da natureza humana e da forma como os indivíduos se organizam na sociedade. Para pensadores marxistas, influenciados por Karl Marx e Friedrich Engels, a desigualdade social é resultado de um processo histórico baseado na exploração de um grupo social por outro.

Apesar da divergência sobre sua origem, é consensual a definição de alguns fatores que são causas da desigualdade social:

1. má distribuição de renda

2. má administração dos recursos públicos

3. falta de investimentos em políticas sociais

4. corrupção

5. desemprego

A desigualdade social tem como efeitos uma série de outras desigualdades, como a desigualdade de género, desigualdade racial, desigualdade regional, entre outras.

Como consequência da desigualdade social, surgem vários problemas sociais que afetam a sociedade:

- Gentrificação (pessoas pobres são levadas a morar em zonas periféricas das cidades)

- Insegurança alimentar (aumento dos índices de fome e miséria)

- Mortalidade infantil

- Diminuição da expectativa de vida média

- Manutenção/aumento do desemprego

- Aumento da evasão escolar

- Diminuição da escolaridade média da população

- Aumento da criminalidade

- Aumento das diferenças entre as classes sociais

- Atraso no desenvolvimento da economia no país

- Dificuldade de acesso aos serviços básicos, como saúde, transporte público e saneamento básico

- Diminuição do acesso a atividades culturais e de lazer.

 

Em Moçambique, a desigualdade social é marcante e afecta a maioria da população, o que se confirma pelos resultados do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), índice que mede os níveis de educação, acesso à saúde e a economia, Moçambique ocupa a posição 181 em 189 países.

A desigualdade social é causadora do surgimento e crescimento de diversos problemas, sendo os principais:

- Aumento dos níveis de desemprego

- Crescimento dos níveis de insegurança alimentar e da fome

- Aumento da pobreza extrema

- Abandono escolar

- Dificuldade de acesso a serviços de saúde, educação e habitação

- Aumento da mortalidade infantil

- Baixo crescimento económico

- Aumento das taxas de criminalidade

 

Primeira Música: https://youtu.be/choVccnLp5s

UToMi de Stewart Sukuma que vão ser apresentadas ao publico sequencialmente! Essencialmente música para pista e que sugere dança! Uma abordagem diferente dentro da estrutura musical do músico! Nao sai do seu eixo africano e tradicional, mas faz uma visita a instrumentos eletrónicos e samples digitais.UToMi e tambem a nova danca criada e adaptada por Stewart Sukuma e uma dupla de bailarinos profissionais: Lulu Sala e Emelva Dine onde incorporam um conjunto de danças tradicionais que fazem um bloco solido para transmitir uma mensagem de vida apesar de todas adversidades. E uma forma, também, de levar as danças tradicionais de Moçambique para as pistas de dança misturando com a cultura pop.UToMi e a dança da vida!Os africanos têm uma forma muito especial de estar na vida, na alegria e na tristeza, onde a música é uma condição e nunca se dissocia da dança.Segunda Música: https://www.youtube.com/watch?v=69ze3NmM6CQ

Massukos - Ntolio

 

Podcasts:

24, Janeiro 2022

Quarta temporada da rubrica "Pela Nossa Saúde" com o Dr. Luís Sancho, Professor de Fisiologia, Anatomia e Introdução à Patologia, na Escola Superior de Saúde da Universidade de...

21, Janeiro 2022

Pedro Monteiro da Cáritas Paroquial da Gafanha da Nazaré renova o apelo à ajuda de todos, para que ninguém passe fome na Gafanha da Nazaré. 

21, Janeiro 2022

Quarta temporada da rubrica "Pela Nossa Saúde" com o Dr. Luís Sancho, Professor de Fisiologia, Anatomia e Introdução à Patologia, na Escola Superior de Saúde da Universidade de...

21, Janeiro 2022

Hoje a Mónica Monteiro fala sobre "Porquê Compostar".

Vamos aprender a compostar? O que vais ouvir? Tudo sobre Cultivar - Comer - Compostar

Dúvidas mais correntes, Dicas, Histórias da nossa experiência!

Contamos contigo!

20, Janeiro 2022

Mais uma edição de África…Terra Nova" com o professor António Batel Anjo.

O tsunami desencadeado pela erupção de um vulcão em Tonga, no Oceano Pacífico, provocou alterações do nível do mar um pouco por...

20, Janeiro 2022

Há conversa com Maria Inês Santos, Pedro Mafama apresenta "Por este rio abaixo".

"Pedro Mafama está a criar uma narrativa única. A mistura consistente de várias referências da eletrónica e urbana com a música tradicional portuguesa bem...

20, Janeiro 2022

Quarta temporada da rubrica "Pela Nossa Saúde" com o Dr. Luís Sancho, Professor de Fisiologia, Anatomia e Introdução à Patologia, na Escola Superior de Saúde da Universidade de...

19, Janeiro 2022

Jorge Almeida junta-se ao Programa da Manhã para partilhar todo o seu conhecimento na área da agricultura. Plantas, legumes, frutas, flores em destaque nas manhãs da Terra Nova. 

19, Janeiro 2022

Nesta manhã Jorge Pires apresenta o livro "Burnout - o segredo para quebrar o ciclo do stress na mulher" das gémeas Emily e Amelia Nagoski.

18, Janeiro 2022

Esta manhã a Dra. Isa Tudela, da DECO, fala sobre as regras dos saldos.