09:40 to 10:00

Conversas da Manhã

Com

África…Terra Nova - CV Desigualdade

13, Janeiro 2022

Mais uma edição de África…Terra Nova" com o professor António Batel Anjo

Desigualdade

https://www.rtp.pt/play/p9467/conversas-sobre-o-futuro

A primeira conversa é sobre o futuro da democracia e reuniu no Grande Auditório da Fundação Gulbenkian Daniel Innerarity, do Instituto Gobernanza Democrática, e Paul Kahn, da Yale Law School. A moderação é de Miguel Poiares Maduro, membro da Comissão Científica do Fórum Gulbenkian Futuro.

Desigualdade social representa a diferença no padrão de vida e nas condições de acesso a direitos, bens e serviços entre integrantes de uma sociedade.

A desigualdade sociai pode-se manifestar de diferentes formas, no âmbito económico, escolar, profissional, de género, entre outros. O fenómeno da desigualdade social é marcado principalmente pela desigualdade económica gerada pela concentração de renda. A concentração de renda gera um desequilíbrio no modo de vida dos grupos que compõem a sociedade.

Assim, em uma mesma sociedade, alguns grupos possuem total acesso a seus direitos e a uma vida digna, enquanto outros grupos são excluídos. Uma grande parcela da população tende gradativamente à miséria, à ausência de condições materiais que garantam a sua própria existência.

Essa distinção gradativa pode ser observada a partir da estratificação social, ou da divisão da sociedade em classes. Cada classe social possui o seu próprio modo de vida. Isso se reflete em um padrão de consumo próprio e, principalmente, na diferença de acesso a direitos fundamentais, como: alimentação, saúde, segurança, moradia e educação.

Para os filósofos do liberalismo, como John Locke e Adam Smith, a desigualdade social faz parte da natureza humana e da forma como os indivíduos se organizam na sociedade. Para pensadores marxistas, influenciados por Karl Marx e Friedrich Engels, a desigualdade social é resultado de um processo histórico baseado na exploração de um grupo social por outro.

Apesar da divergência sobre sua origem, é consensual a definição de alguns fatores que são causas da desigualdade social:

1. má distribuição de renda

2. má administração dos recursos públicos

3. falta de investimentos em políticas sociais

4. corrupção

5. desemprego

A desigualdade social tem como efeitos uma série de outras desigualdades, como a desigualdade de género, desigualdade racial, desigualdade regional, entre outras.

Como consequência da desigualdade social, surgem vários problemas sociais que afetam a sociedade:

- Gentrificação (pessoas pobres são levadas a morar em zonas periféricas das cidades)

- Insegurança alimentar (aumento dos índices de fome e miséria)

- Mortalidade infantil

- Diminuição da expectativa de vida média

- Manutenção/aumento do desemprego

- Aumento da evasão escolar

- Diminuição da escolaridade média da população

- Aumento da criminalidade

- Aumento das diferenças entre as classes sociais

- Atraso no desenvolvimento da economia no país

- Dificuldade de acesso aos serviços básicos, como saúde, transporte público e saneamento básico

- Diminuição do acesso a atividades culturais e de lazer.

 

Em Moçambique, a desigualdade social é marcante e afecta a maioria da população, o que se confirma pelos resultados do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), índice que mede os níveis de educação, acesso à saúde e a economia, Moçambique ocupa a posição 181 em 189 países.

A desigualdade social é causadora do surgimento e crescimento de diversos problemas, sendo os principais:

- Aumento dos níveis de desemprego

- Crescimento dos níveis de insegurança alimentar e da fome

- Aumento da pobreza extrema

- Abandono escolar

- Dificuldade de acesso a serviços de saúde, educação e habitação

- Aumento da mortalidade infantil

- Baixo crescimento económico

- Aumento das taxas de criminalidade

 

Primeira Música: https://youtu.be/choVccnLp5s

UToMi de Stewart Sukuma que vão ser apresentadas ao publico sequencialmente! Essencialmente música para pista e que sugere dança! Uma abordagem diferente dentro da estrutura musical do músico! Nao sai do seu eixo africano e tradicional, mas faz uma visita a instrumentos eletrónicos e samples digitais.UToMi e tambem a nova danca criada e adaptada por Stewart Sukuma e uma dupla de bailarinos profissionais: Lulu Sala e Emelva Dine onde incorporam um conjunto de danças tradicionais que fazem um bloco solido para transmitir uma mensagem de vida apesar de todas adversidades. E uma forma, também, de levar as danças tradicionais de Moçambique para as pistas de dança misturando com a cultura pop.UToMi e a dança da vida!Os africanos têm uma forma muito especial de estar na vida, na alegria e na tristeza, onde a música é uma condição e nunca se dissocia da dança.Segunda Música: https://www.youtube.com/watch?v=69ze3NmM6CQ

Massukos - Ntolio

Osuwela – A OSUWELA é uma organização não-governamental moçambicana dedicada à promoção do desenvolvimento através da formação em Ciência.

Podcasts:

14, Abril 2024

Aos domingos entre as 09h00 e as 10h00 com Maria João Azevedo "Uma Nova Terra"! Um programa que fala de ciência e espiritualidade sem tabus, e onde a música assume um papel terapêutico! Nesta estreia o convidado é Marcello Cotrim, metafisico,...

12, Abril 2024

Hoje a Mónica Monteiro vai falar do que fez aos biorresiduos nas férias da Páscoa, dos compostores que as câmaras estão a entregar, das “avós pelo clima” suíças e dos jovens portugueses no tribunal europeu dos direitos humanos.

12, Abril 2024

Pedro Monteiro a relembrar como ajudar o próximo é fundamental, e a inspirar-nos a todos a jamais desistir!

11, Abril 2024

Nuno Alexandre está em Lisboa, onde a convite do realizador Rui Pedro Sousa, assistiu à antestreia do filme "Revolução (SEM) Sangue" que estreia hoje, dia 11, nos cinemas. Nuno recomenda aos ouvintes para irem ver o novo filme do 25 de Abril que...

11, Abril 2024

Nesta edição Jorge Pires fala de 4 livros infantis de Wanda Gag.

11, Abril 2024

Hoje a Maria João Cravo, da Pássaro de Seda veio ao programa da manhã falar sobre o Mercado do OITA, o mercado mensal, que traz a Aveiro "marcas...

8, Abril 2024

Estas são breves tertúlias no âmbito do Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância (mês de abril) que a CPCJ de Ílhavo, apresenta na Rádio TerraNova.

Hoje Mélanie Martins, psicóloga, faz-se acompanhar por um grupo de crianças muito...

5, Abril 2024

Neste programa, Ana Jervis ao vivo com os escuteiros do agrupamento 191 de Aveiro!

4, Abril 2024

Nesta edição, Nuno Alexandre e Maria João celebram a chegada do mês de Abril. Recomendações Culturais para esta semana. Quer saber quais são? Dia 11 de Abril estreia nos cinemas o novo filme do 25 de Abril "Revolução (sem) Sangue", do realizador...

3, Abril 2024

Nesta edição Jorge Pires fala de livros sobre Portugal e o Japão.