09:40 to 10:00

Conversas da Manhã

África…Terra Nova - XCII

9, Setembro 2021

Mais uma edição de África…Terra Nova" com o professor António Batel Anjo.

Alfabetizar é preciso!

A alfabetização é a base da educação e peça fundamental para o desenvolvimento da sociedade. A alfabetização é a base da educação e peça fundamental para o desenvolvimento da sociedade.

O Dia Mundial da Alfabetização foi criado em 8 de setembro de 1967 pela Organização das Nações Unidas (ONU), por meio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A data tem como objetivo ressaltar a importância da alfabetização para o desenvolvimento social e económico mundial.

Importância da alfabetização

A alfabetização é a base da educação, que, por sua vez, é um direito humano fundamentado pela Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH). No entanto, o acesso ao ensino básico de qualidade ainda é uma realidade distante para muitas pessoas, que encontram dificuldades para se alfabetizar ou continuar os estudos pelas desigualdades sociais, por preconceitos diversos, por disparidades de género e tabus culturais.

Sem acesso à educação, não há desenvolvimento, não há pleno exercício da cidadania. Para buscar apoio de governos e organizações sociais, a ONU estabeleceu seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), metas em diferentes áreas a serem alcançadas até 2030. Educação de qualidade é o ODS de número 4 e tem como objetivo assegurar o direito à educação de forma inclusiva, para todos os gêneros e todas as idades, promovendo um ambiente escolar saudável e que vá além da literacia básica, tratando o ensino como método de formação cidadã.

Analfabetismo funcional

Cerca de 617 milhões de jovens no mundo não conseguem ler ou fazer contas simples de matemática, mesmo que dois terços deles tenham frequentado a escola ou estejam estudando regularmente. As pessoas que se encontram nessa situação de alfabetização precária ou quase nula são conhecidas como analfabetos funcionais.

O analfabetismo funcional é descrito como a falta de capacidade de leitura e interpretação de frases, parágrafos ou textos, assim como não conseguir ou ter grande dificuldade em realizar contas matemáticas básicas.

Como as desigualdades regionais interferem no acesso à educação, o plano do Ministério da Educação é que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) consiga promover o ensino básico de forma igualitária em todo o país, determinando um perfil curricular a ser trabalhado por todas as escolas. Se haverá benefícios com a BNCC, ainda não é possível ter noção por ser uma decisão recente e que levará alguns anos para ser implementada. O desafio é unir conteúdo, estrutura física das escolas e recursos humanos capacitados de maneira igual em regiões tão diferentes em aspectos económicos e geográficos.

 

*****

 

Primeira Música

Neyma - We can love (Video Oficial) - YouTube

Segunda Música

Mayra Andrade - Afeto (Official Video) - YouTube

Podcasts:

15, Setembro 2021

Jorge Almeida junta-se ao Programa da Manhã para partilhar todo o seu conhecimento na área da agricultura. Plantas, legumes, frutas, flores em destaque nas manhãs da Terra Nova. 

Hoje aprendemos sobre a...

15, Setembro 2021

Quarta temporada da rubrica "Pela Nossa Saúde" com o Dr. Luís Sancho, Professor de Fisiologia, Anatomia e Introdução à Patologia, na Escola Superior de Saúde da Universidade de...

15, Setembro 2021

Nesta manhã Jorge Pires, apresenta o livro "Cultura Popular em Terras de Aveiro", de António Capão.

14, Setembro 2021

AMURADA DOS SONS (c/ os SENZA)

Escreve-se "Amurada", mas em rádio, pode ser ouvida como "A morada". Esta rubrica quinzenal é, simultaneamente, uma "amurada" - a borda de uma embarcação - para além da qual vislumbramos sons...

14, Setembro 2021

Esta manhã a Dra. Tânia Santana jurista da DECO, fala sobre os Cadernos reivindicativos enviados aos vários municípios, agora em tempo de eleições autárquicas.

 

14, Setembro 2021

Quarta temporada da rubrica "Pela Nossa Saúde" com o Dr. Luís Sancho, Professor de Fisiologia, Anatomia e Introdução à Patologia, na Escola Superior de Saúde da Universidade de...

13, Setembro 2021

Quarta temporada da rubrica "Pela Nossa Saúde" com o Dr. Luís Sancho, Professor de Fisiologia, Anatomia e Introdução à Patologia, na Escola Superior de Saúde da Universidade de...

10, Setembro 2021

Vamos aprender a compostar? O que vais ouvir? Tudo sobre Cultivar - Comer - Compostar

Dúvidas mais correntes, Dicas, Histórias da nossa experiência!

Contamos contigo!

10, Setembro 2021

Pedro Monteiro da Cáritas Paroquial da Gafanha da Nazaré renova o apelo à ajuda de todos, para que ninguém passe fome na Gafanha da Nazaré. 

10, Setembro 2021

Os Piratas da Ria Kids voltam a piratear a rádio Terra Nova!... De Aveiro à Gafanha, sempre a pedalar!