09:40 to 10:00

Conversas da Manhã

Com

África…Terra Nova - LXIV

14, Janeiro 2021

Nesta ediçãodo África…Terra Nova" o professor António Batel Anjo fala sobre os Direitos Humanos em Moçambique.

 

Direitos Humanos em Moçambique

O relatório da Human Rights Watch (HRW) alerta para abusos das forças de segurança em Moçambique e perseguições a jornalistas.

De acordo com o relatório anual desta organização sobre a situação dos direitos humanos no mundo, divulgado ontem, Moçambique registou, em 2020, uma degradação dos direitos humanos, sobretudo em resultado do conflito em curso na província de Cabo Delgado, no norte do país.

A situação humanitária na província de Cabo Delgado agravou-se devido à insegurança e violência, refere-se no documento, que analisou a situação dos direitos humanos em quase 100 países e territórios.

O conflito em Cabo Delgado tem potencial para "alastrar" a toda a região e não está a ser feito o suficiente para o travar.

A HRW aponta, por outro lado, "abusos graves" das forças de segurança, incluindo "detenções arbitrárias, raptos, tortura, uso de força excessiva contra civis desarmados, intimidação, e execuções extrajudiciais".

No documento, a organização assinala a falta de atenção dos actores regionais e internacionais ao conflito naquela província moçambicana, onde se desenvolve o maior investimento multinacional de exploração de gás, e que está a provocar uma crise humanitária com mais de duas mil mortes e 560 mil pessoas deslocadas.

Embora a violência tivesse vindo a aumentar há muito mais de um ano em Cabo Delgado, a União Africana apenas notou pela primeira vez, em Fevereiro, um nível sem precedentes de violência contra os civis, pode ler-se no relatório.

A HRW destaca ainda os ataques contra jornalistas no país, considerando que, no ano passado, "continuaram a ser perseguidos, intimidados e detidos arbitrariamente por forças de segurança do Estado", sem que tenha havido uma "investigação séria" das autoridades a esses abusos contra a liberdade de imprensa.

https://www.hrw.org/pt/world-report/2020

------------------------------

Música

Binhan Quimor, uma das grandes vozes da nova geração de músicos da Guiné-Bissau, integrou a mítica banda guineense Super Mama Djombo e foi distinguido como Artista Revelação e melhor cantor de música moderna pela crítica guineense.

https://www.youtube.com/watch?v=vIexWcChrzs&list=RDx0kj8Ifh4j0&index=3

 

 

 

Podcasts:

22, Abril 2024

Mais uma pequena tertúlia sobre o Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância, realizada no dia 16 de abril com a Psicóloga Cláudia Faceira, da equipa técnica da Cáritas Diocesana de Aveiro na resposta de Apoio Psicológico a Crianças e Jovens...

19, Abril 2024

Pedro Monteiro a relembrar como ajudar o próximo é fundamental, e a inspirar-nos a todos a jamais desistir!

19, Abril 2024

Hoje a Mónica Monteiro vai falar do dia 22 de Abril, o Dia do Planeta Terra. 

18, Abril 2024

Estamos oficialmente a uma semana dos 50 anos do 25 de Abril. Dia 19 será transmitido o Concerto José Afonso e as Gerações de Abril, na RTP1. Nuno Alexandre recomenda para esta semana a série documental do saudoso realizador António-Pedro...

14, Abril 2024

Aos domingos entre as 09h00 e as 10h00 com Maria João Azevedo "Uma Nova Terra"! Um programa que fala de ciência e espiritualidade sem tabus, e onde a música assume um papel terapêutico! Nesta estreia o convidado é Marcello Cotrim, metafisico,...

12, Abril 2024

Pedro Monteiro a relembrar como ajudar o próximo é fundamental, e a inspirar-nos a todos a jamais desistir!

12, Abril 2024

Hoje a Mónica Monteiro vai falar do que fez aos biorresiduos nas férias da Páscoa, dos compostores que as câmaras estão a entregar, das “avós pelo clima” suíças e dos jovens portugueses no tribunal europeu dos direitos humanos.

11, Abril 2024

Nuno Alexandre está em Lisboa, onde a convite do realizador Rui Pedro Sousa, assistiu à antestreia do filme "Revolução (SEM) Sangue" que estreia hoje, dia 11, nos cinemas. Nuno recomenda aos ouvintes para irem ver o novo filme do 25 de Abril que...

11, Abril 2024

Nesta edição Jorge Pires fala de 4 livros infantis de Wanda Gag.

11, Abril 2024

Hoje a Maria João Cravo, da Pássaro de Seda veio ao programa da manhã falar sobre o Mercado do OITA, o mercado mensal, que traz a Aveiro "marcas...