09:40 to 10:00

Conversas da Manhã

África…Terra Nova - LVII

19, Novembro 2020

Em mais uma edição do África…Terra Nova", o professor António Batel Anjo fala sobre as Mudanças climáticas em Moçambique.

Mudanças climáticas em Moçambique

Na Europa, os ciclones Idai e Kenneth estão a ser utilizados por alguns activistas e meios de comunicação, como exemplo dos efeitos negativos do aquecimento global. Fenómenos meteorológicos extremos, como os dois últimos ciclones em Moçambique, estão também entre as consequências já visíveis do aquecimento global.

Actualmente, existem pesquisas em curso para tentar descobrir se podemos dizer se os últimos dois ciclones em Moçambique estão relacionados com as alterações climáticas e não está totalmente claro o quão forte eles foram influenciados, mas sabemos que a precipitação que estava a cair durante aquele ciclone foi claramente maior do que sem alterações climáticas.

A precipitação dentro do ciclone está a ficar cada vez mais forte com as mudanças climáticas. Não podemos dizer que exactamente este ciclone não teria acontecido sem mudanças climáticas.

O aumento da temperatura dos oceanos está diretamente ligado às intervenções humanas, mas a ocorrência de ciclones depende também de outros factores naturais. Tem a ver, por exemplo, com as condições do vento na atmosfera, que em algumas situações ajudam a que estas tempestades se desenvolvam. São questões naturais influenciadas pelo aumento da temperatura dos oceanos.

O aquecimento global aumenta a temperatura dos oceanos e da atmosfera. E numa atmosfera mais quente, há mais capacidade para armazenar vapor de água. Isto, por sua vez, resulta em chuvas mais fortes, provocando inundações.

A principal mudança estaria relacionada à maior quantidade de chuvas. Ainda não há dados suficientes para indicar se haverá aumento na frequência, apenas na intensidade: não está claro se a frequência vai mudar, pois ainda são necessários estudos. Mas é claro que é mais provável que a intensidade dessas tempestades seja maior com as mudanças climáticas.

Portanto, como as temperaturas globais devem continuar a subir devido às mudanças climáticas, Moçambique deve-se preparar para mais ciclones fortes.

 

------------------

Música

Ferro Gaita

Os Ferro Gaita são uma das maiores instituições musicais de Cabo Verde, verdadeiros embaixadores do funaná, músicos que pegaram numa tradição e resolutamente a mantiveram viva e vibrante. Da reunião da “gaita” com o ferrinho, devidamente condimentado com a bateria e o baixo, assiste-se a uma explosão do funaná que, liderado pelo grupo Ferro Gaita, atinge patamares de sucesso nunca antes alcançados. Os Ferro Gaita conquistam um enorme sucesso e prestigiam a nova música de Cabo Verde nos circuitos internacionais.

https://www.youtube.com/watch?v=KJH2Nixj_o4

Podcasts:

3, Dezembro 2020

Em mais uma edição do África…Terra Nova", o professor António Batel Anjo fala sobre a comunicação da ciência.

 

Comunicação de Ciência

Num contexto em que reemergem velhas...

3, Dezembro 2020

Segunda temporada da rubrica "Pela Nossa Saúde" com o Dr. Luís Sancho, Professor na Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro.

Sistema Nervoso - ...

3, Dezembro 2020

Luís Ferreira, programador cultural do 23Milhas apresenta as propostas para o mês de Dezembro.

3, Dezembro 2020

A EPADRV - Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Vagos, junta-se às manhãs da Terra Nova. Nesta quarta edição o professor António Filipe fala sobre o Dia...

2, Dezembro 2020

Nesta manhã Jorge Pires fala do livro "As Primeiras - Pioneiras portuguesas num mundo de homens", de Luísa V. de Paiva Boléo e M. Margarida Pereira-Müller.

2, Dezembro 2020

Um programa da responsabilidade do CIDTFF da Universidade de Aveiro. Porque a diferença está na Educação e a Educação faz toda a diferença.

Esta manhã com a Investigadora Evelyn Santos sobre a comemoração...

2, Dezembro 2020

Esta manhã a Dra. Fátima Teles apresenta a Campanha de Natal Solidária 2020 - Fazer uma criança feliz está à distância de um gesto, promovida pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de...

2, Dezembro 2020

Segunda temporada da rubrica "Pela Nossa Saúde" com o Dr. Luís Sancho, Professor na Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro.

Sistema Nervoso - ...

1, Dezembro 2020

Esta manhã as irmãs Catarina e Filipa Tavares do Agrupamento de escuteiros 588 Gafanha da Nazaré (pioneiros), estão a aceitar encomendas para a angariação de fundos, caso aconteça algum imprevisto e seja preciso...

1, Dezembro 2020

AMURADA DOS SONS (c/ os SENZA)

Escreve-se "Amurada", mas em rádio, pode ser ouvida como "A morada". Esta rubrica quinzenal é, simultaneamente, uma "amurada" - a borda de uma embarcação - para além da qual vislumbramos sons...