09:40 to 10:00

Conversas da Manhã

África…Terra Nova - L

1, Outubro 2020

Em mais uma edição do África…Terra Nova", hoje o professor António Batel Anjo fala sobre o regresso às escolas que preocupa pais e alunos em Moçambique.

O desenvolvimento nos países africanos tem sido um processo árduo e desigual. Desigual porque nem todos tiveram capacidade para ultrapassar as dificuldades. No espaço lusófono, Cabo Verde tem sido o caso de sucesso mais notável, enquanto os países ricos em matérias-primas, como Angola e Moçambique, se arrastam há décadas nos últimos lugares "rankings" globais de Saúde e Educação, governados desde a independência pelos mesmos partidos. A diferença? Sem dúvida, boa governação, competência e instituições com uma cultura de serviço da população - em vez de tomadas por interesses de facções políticas ou partidárias.

Regresso às escolas preocupa pais e alunos em Moçambique

Alunos e professores apontam falta de estratégias e temem regressar às aulas presenciais. Por outro lado, estudo online não abrange todos os alunos em casa. Hoje começam as aulas em Moçambique.

Uma sondagem do Fórum da Sociedade Civil para os Direitos da Criança pode ler-se que as crianças e adultos são contra a reabertura das escolas em Moçambique. As Escolas abrem hoje para 12º e 8º classe, mas relatório afirma que , 72% dos maiores de 18 anos opõem-se à reabertura, assim como 71% de crianças e jovens entre os 7 e os 18 anos. Quase 12,3 mil pessoas participaram no inquérito.

Alguns pais que diziam que se pode reabrir as escolas recuam quando a questão é se levariam o filho ou não, a justificação para a recusa é associada à falta de condições de higiene e segurança nas escolas e de consciência de risco da criança no espaço público. Outras condições relevantes apontadas no relatório referem-se às condições dos transportes públicos e os custos de aquisição de gel desinfetante e de máscaras.

O relatório sugere que o plano para o regresso às aulas não seja igual em todas as províncias - Cabo Delgado apresenta um contexto diferente de Gaza, que também é diferente de Maputo, existe um número excessivo de alunos em Nampula deslocados de Cabo Delgado.

Como se vai lidar com essas crianças que são deslocadas? Algumas são separadas dos pais e têm outros traumas que podem emperrar o processo de ensino e aprendizagem. Sem falar do registo de casos de transmissão comunitária do coronavírus. Tudo isso tem de ser levado em conta no processo de regresso às aulas.

As conclusões do estudo constam do relatório "Sondagem sobre o retorno às aulas no contexto da Covid-19”, que se realizou entre 05 e 12 de julho de 2020.

----------------------------------------

Música

Jenifer Solidade - Hit the Road Jack

https://www.youtube.com/watch?v=5SOC7IWjzgs&pp=QAA%3D

Podcasts:

28, Outubro 2020

Nesta manhã Jorge Pires fala do livro de Daniel Innerarity sobre a política nos tempos que correm.

28, Outubro 2020

Segunda temporada da rubrica "Pela Nossa Saúde" com o Dr. Luís Sancho, Professor na Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro.

Sistema Nervoso - ...

28, Outubro 2020

Um programa da responsabilidade do CIDTFF da Universidade de Aveiro. Porque a diferença está na Educação e a Educação faz toda a diferença.

Esta manhã a nossa convidada é a Investigadora Ana Frias que...

27, Outubro 2020

Esta manhã a Dra. Isa Tudela da DECO fala sobre Proteção financeira.

27, Outubro 2020

Esta semana Valéria Menezes do Speak apresenta a Liliana, nascida em Elvas e que nos apresenta a sua perspectiva alentejana, enquanto moradora actualmente na cidade de Aveiro.

Liliana Gonçalves...

27, Outubro 2020

Segunda temporada da rubrica "Pela Nossa Saúde" com o Dr. Luís Sancho, Professor na Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro.

 

26, Outubro 2020

Segunda temporada da rubrica "Pela Nossa Saúde" com o Dr. Luís Sancho, Professor na Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro.

Sistema Nervoso - ...

26, Outubro 2020

O antigo locutor e realizador de rádio Carlos Campos regressa agora com o apontamento PREIAMAR. Podemos ouvi-lo às segundas-feiras pelas 10h10.

26, Outubro 2020

Todas as segundas-feiras, José Pina o diretor da programação cultural do Teatro Aveirense junta-se às manhãs da Terra Nova para falar das propostas culturais do TA.

23, Outubro 2020

Fátima Teles, vereadora do município de Ílhavo, apresenta mais uma iniciativa da Câmara Municipal de Ílhavo, que vai promover o 1.º Encontro de Políticas Públicas na área do Envelhecimento, enquadrado no projeto...