11:00

ambiente-um minuto

Conferencia dos Oceanos

15, Agosto 2022

Há umas semanas atrás o Oceano inundou Lisboa e não foi uma tragédia. Milhares de pessoas deram à costa para falar sobre o oceano comum, sob o tema “Salvar o Oceano, proteger o nosso futuro”. Tratou-se da segunda Conferência das Nações Unidas sobre o Oceano, onde a missão é reforçar o apoio e cooperação internacional na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, com particular foco no ODS 14 e acompanhar o desenvolvimento das ações da Década da Ciência dos Oceanos.

Cinco dias de intensa atividade, em que representantes de organizações internacionais, de governos, de associações regionais e locais, da academia e investigação, apresentaram, dialogaram e reforçaram a importância do trabalho conjunto de proteção do OCEANO na manutenção de condições de vida da Humanidade.

Foram vários os aspetos relevantes mais evidenciados, como o declínio da biodiversidade, o aquecimento, acidificação e poluição marinha e a urgência de ação conjunta para tratar e melhorar a saúde do oceano, o seu uso sustentável e a resiliência do mesmo. Neste âmbito foi dada prioridade à restauração de conservação dos ecossistemas marinhos, à ciência e inovação nos oceanos e à gestão das áreas marinhas protegidas numa articulação estreita com as comunidades locais que delas dependem.

A declaração política adotada chamada de “A Declaração de Lisboa” sublinha “a necessidade de agir de forma decisiva e urgente …”. O que vai mudar a partir daqui, depende como em tudo, de cada um de nós. As contas disso serão feitas em 2025, na terceira conferência a decorrer em Paris. A tarefa é hercúlea e urgente… que consigamos perceber isso para que a coragem e o animo nos faltem!

Filomena Martins

Podcasts:

26, Setembro 2022

Já todos sabemos da situação de seca extrema que o país atravessa. Recentemente foram apresentadas novas medidas de mitigação dos efeitos desta seca hidrológica em Portugal, a mais grave deste século. No âmbito destas medidas foram publicados...

19, Setembro 2022

Já ouviu falar do Greenfest?

Não? Trata-se de um dos maiores eventos de sustentabilidade em Portugal, que conta já com 15 anos de existência. É verdade. O festival inclui 3 eventos, realizados em 3 diferentes cidades do país: Braga, Valongo...

12, Setembro 2022

O ano letivo está a começar. Para os mais pequenos, na escola primária, aos maiores na Universidade. E é a todos eles que nos dirigimos. Que comecem bem e a melhor sorte do mundo para mais este ano! Que sirva para muita aprendizagem e promova o...

5, Setembro 2022

Depois de um mês de férias estamos de volta às rotinas escolares e de trabalho, e porque não aproveitar para nos inspirarmos a ter uma atitude mais ecológica neste regresso.

Qualquer passo que pudermos dar é importante e mesmo que não...

29, Agosto 2022

Terão já reparado que, agora, muitos dos super/hipermercados disponibilizam para o serviço de frutaria e legumes, uns sacos diferentes. São mais macios, ligeiramente baços e dizem-se compostáveis.

Pois é, não são sacos de plástico...

22, Agosto 2022

O Verão chegou e com ele vêm as saladas, as sopas leves, as frutas variadas, e quando dá por ela, o saquinho da banca da cozinha enche-se de resíduos, que são bons para as galinhas, se as tivermos!

Estes são os bioresíduos que podemos usar...

8, Agosto 2022

Lembra-se de há uns tempos atrás termos falado do projeto REAP da Universidade de Aveiro? Um projeto que visa que alunos e trabalhadores da UA poderem ser reembolsados por cada garrafa ou lata que devolvam.  

Pois é, saiba que a partir...

1, Agosto 2022

As candidaturas ao ensino superior estão aí.

Acredito que nesta altura já quase todos saibam o que gostariam de estudar e candidatar-se… mas para os mais indecisos ou os que desconhecem toda a oferta formativa, hoje falamos-vos de uma...

25, Julho 2022

As férias estão quase, quase aí!! E apesar de ser o momento perfeito para relaxar e usufruir,

podemos fazer isso de uma forma sustentável e sem aumentar a nossa pegada de carbono!

Aqui ficam algumas dicas para tornar as suas ferias...

18, Julho 2022

A Universidade de Aveiro é parceira do Projeto europeu FairFood for a Smart Life. Este projeto tem como objetivo contribuir para a saúde da população através de uma educação nutricional inspirada na dieta alimentar dos nossos antepassados,...