11:00

ambiente-um minuto

Black Friday alternativa

30, Novembro 2020

Já conhece a “Sexta-feira Verde”? foi criada em 2017 e realiza-se no mesmo dia. A ideia é que os consumidores, em vez de aproveitarem os descontos massivos desta época para comprarem novos bens, alguns dos quais se calhar nem precisam, possam adotar comportamentos mais “verdes” e amigos do ambiente, tais como reparar ou dar, em vez de deitar fora, aumentar o tempo de vida dos produtos, comprar local, entre outros.

Em alguns países, existe mesmo o movimento Green Friday, que conta com várias marcas e empresas associadas, as quais se comprometem a doar 10% do seu lucro a uma causa ambiental, além de desafiarem os clientes a mudarem os seus hábitos de consumo para ajudar a combater o aquecimento global e reduzir o impacto ambiental das suas compras.

Em Portugal, a EDP depois de em 2019 se ter estreado com a sua própria Green Friday, subiu a parada este ano e oferece aos seus clientes uma semana completa: a Green Week que promete descontos até 250 euros, não só em eletrodomésticos, e com acesso ao plano de Eletricidade Verde e Gás Natural da EDP, e a contribuir para um donativo à Liga para a Proteção da Natureza. Outra marca que em 2020 oferece uma alternativa mais sustentável à Black Friday é a Ikea, com a sua “Buy Back Friday”, que dá a oportunidade de vender, em vez de comprar, numa lógica de economia circular.

Estes são apenas 2 exemplos, entre muitos. Esteja atento...e pinte de verde a sua Black Friday

Alexandra Monteito

Podcasts:

18, Janeiro 2021

Quando um novo ano começa, é como se um mundo novo tivesse lugar e as mudar é uma palavra chave. Por isso é costume na passagem de ano pegarmos em 12 passas e a pensar nos desejos para cada uma delas. Uma tradição antiga e espalhada pelo mundo......

11, Janeiro 2021

É verdade que 2020 ficou marcado pela pandemia de Covid-19, e apesar de um aumento da consciencialização da importância da sustentabilidade e da diminuição das emissões por força do confinamento, as consequências provocadas pelas alterações...

28, Dezembro 2020

No Natal é típico nas cozinhas portuguesas o cheiro dos tradicionais doces fritos, como rabanadas, bilharacos, sonhos, filhós, coscorões, etc. Já pensou na quantidade de oléo usado nesta época? E o que fazer ao óleo usado?

Nunca o descarte...

21, Dezembro 2020

Muitos dos alimentos que usamos fazem uma longa viagem desde climas exóticos até à bancada das nossas cozinhas. O café é um deles, e nada melhor num dia de inverno do que o cheirinho de café acabadinho de fazer. Normalmente as borras de café...

14, Dezembro 2020

Acredito que já todos saibam, mas é sempre bom lembrar que o Solo é um importante recurso natural, assegurando várias funções e serviços fundamentais para a vida na Terra.

E a sua importância é reconhecida com a celebração  do Dia...

7, Dezembro 2020

A contagem decrescente para o Natal já começou...já fez a sua a árvore de Natal! Se não, ainda vai a tempo de escolher a opção mais sustentável e ajudar o ambiente! Podemos escolher entre três tipos de arvore de Natal: Arvore de Natal artificial...

23, Novembro 2020

Já pensou nos riscos associados ao uso de pesticidas na agricultura moderna? Será que existem riscos para o ambiente? E para a nossa saúde?

É para dar resposta a estas questões que surgiu o projeto SPRINT – acrónimo do título: Transição...

16, Novembro 2020

Já se deve ter apercebido que o contexto da pandemia fez passar para segundo plano muitos problemas ambientais. Um dos mais importantes é a poluição por plásticos, e já deve ter visto imagens dramáticas de ilhas de plástico nos oceanos, ou de...

9, Novembro 2020

Certamente já ouviu falar da máxima “Reduzir, Reutilizar e Reciclar”. Estes são os três R’s que há muito entraram no nosso quotidiano, e que nos ajudam a poupar a carteira e o planeta. Hoje falamos de um quarto: R de Reparar.

Reparar é...

2, Novembro 2020

O Dia Mundial da Poupança celebra-se anualmente a 31 de outubro. Esta data foi criada com o intuito de alertar os consumidores para a necessidade de controlar os gastos e de ter um “pé de meia” para usar no caso de algum imprevisto.

...

Em Agenda:

25, Janeiro 2021

O prometido é devido...e aqui estamos para lhe lançar os 4 primeiros passos (dos 12) para um Ambiente Novo neste Ano Novo!

1. Optar por mobilidade sustentável, seja de bicicleta ou a pé (nem que seja só para aqueles percursos pequenos ou...

1, Fevereiro 2021

Como correm os primeiros passos/desafios? Já há algum feito? Esperamos que sim...e acima de tudo...contamos todos consigo (e connosco!).

Hoje dizemos os próximos 4 passos (dos 12) para um Ambiente Novo neste Ano Novo!

5. Optar por...

8, Fevereiro 2021

Ainda se lembra do nosso desafio para 2021? 12 passos (em jeito das 12 passas) que podem mudar o Ambiente para melhor, e ter um Ambiente Novo neste Ano Novo?

Pois é, hoje falta dizer-lhe os últimos 4 passos a tomar (do total de 12). E aqui...