Universidade de Aveiro assinala Dia Nacional da Sustentabilidade.

2023-09-25 12:36

Categoria: 

Concelho: 

A Universidade de Aveiro assinala o Dia Nacional da Sustentabilidade com a realização do Fórum Alterações Climáticas.

Este evento assinala-se a 25 de setembro e tanto a UA como a Associação Académica da UA celebram a data com workshops e seminários a decorrer durante três dias.

O evento contará ainda com a conferência’45 da AAUAv, que traz à UA um dos mais reconhecidos nomes da Botânica em Portugal, Jorge Paiva.

As atividades arrancam esta tarde de segunda-feira, dia 25 de setembro, pelas 15h30, com uma mesa-redonda sobre “Alterações Globais – Perspetiva Local, Nacional e Global”, com os docentes Filipe Teles e Marta Dias.

Na terça-feira, dia 26, o dia inicia com o workshop “Mural do Clima”, às 10h00.

A tarde será dedicada a duas mesas-redondas, a primeira a decorrer às 15h00 sobre a “Perspetiva Empresarial Mitigação das Alterações Climáticas Medidas de Descarbonização”, com os representantes do Porto de Aveiro e da Prio.

A moderação estará a cargo de Margarida Coelho, docente na UA. O d

ia termina às 16h45, com a mesa-redonda “Uma Ponte de Ligação do Mundo Empresarial e Académico A Sustentabilidade e Preservação da Biodiversidade”, que terá como oradores a investigadora Heliana Teixeira, um representante da Strix e um representante da Bondalti. A moderação será feita pela Vice-reitora Ana Lillebø.

O ciclo de seminário termina na quarta-feira, dia 27 de setembro, com a exposição digital “Sustentabilidade na UA”, às 15h00, seguindo-se o seminário “Conferência'45 AAUAv | Sustentabilidade e Ambiente. Que Mundo nos espera?”, às 16h00, no Anfiteatro Carlos Borrego, do Departamento de Ambiente e Ordenamento da UA.

O orador convidado desta conferência é Jorge Paiva, professor catedrático jubilado da Universidade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), um dos mais reconhecidos nomes na área da botânica.