UA leva debate sobre ética ao Museu de Santa Joana.

2017-01-11 09:12

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Conselho de Ética e Deontologia da Universidade de Aveiro, em colaboração com a autarquia local, promove esta quarta, às 18h, no Museu de Santa Joana, uma tertúlia sobre “Ética e Arte”.

Participam na iniciativa os professores da UA, Alexandra Moreira e Marco Mendes, estando a moderação a cargo da professora Paula Cristina Pereira, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

A relação entre a Ética e a Arte, nomeadamente no que respeita aos seus aspetos contemporâneos, constitui um assunto não só académico como social sobre o qual o Conselho de Ética e Deontologia da Universidade de Aveiro vai promover uma das suas tertúlias.

Os palestrantes convidados, docentes do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro (DeCA-UA), têm participado em atividades diversas relacionadas com o meio cultural e a produção artística.

Alexandra Beleza Moreira, professora no DeCA-UA, tem lecionado disciplinas como Movimentos Artísticos Contemporâneos; Crítica de Arte ou História e Teoria do Design. Tendo concluído o seu doutoramento na área científica de Ciência e Tecnologia das Artes, com uma tese sobre a imagem fotográfica, é membro do Centro de Filosofia das Ciências da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Iniciou um pós-doutoramento interrogando a dimensão epistémica da imagem tecnológica na prática científica, no Instituto de Biologia Molecular e Celular da Universidade do Porto

Marco Camarneiro Mendes é licenciado em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. É autor de banda desenhada, ilustrador, artista plástico e professor.

É também membro fundador do Clube de Desenho do Porto, autor e responsável de diversas antologias de banda desenhada. Da sua produção recente consta o livro "Tomorrow the Chinese Will Deliver the Pandas", pela Plana Press.

Em maio de 2012 publicou a novela gráfica "Diário Rasgado", que compila uma série de BD's autobiográficas, em 2013 o álbum de desenhos "Anos Dourados" e em 2014 a novela gráfica "Zombie", todos pela Mundo Fantasma.