Tech Week reflete sobre temas associados aos desafios da tecnologia.

2023-10-03 07:31

Categoria: 

Concelho: 

A Semana da Tecnologia de Aveiro vai promover workshops dedicados a diferentes temáticas e promovidos pelos parceiros do evento (Universidade de Aveiro, Instituto de Telecomunicações, Cluster TICE.PT e Cluster Habitat Sustentável e Porto Digital Europa).

Temáticas como a Mobilidade Autónoma, Zonas Livres Tecnológicas, Rede Nacional de Test Beds, Cibersegurança para PME’s e Inteligência Artificial e Ecossistema Brasil estarão em foco.

A jornada de trabalho conta com um painel sobre “Transição Digital na cadeia de valor do Habitat” às 10h no Atlas Aveiro.

Sessão promovida pelo Cluster Habitat Sustentável que pretende promover a discussão sobre a transição digital que está a ocorrer nas empresas e outras entidades ligadas à construção e reabilitação dos edifícios, infraestruturas e cidades.

“Zona Livre Tecnológica” é outra das propostas às 17h em sessão promovida pela Universidade de Aveiro sobre a criação de condições regulamentares e facilitadoras de apoio ao teste e experimentação de produtos e serviços inovadores por parte de PME e startups.

Na Casa Municipal da Cidadania há workshop sobre Educação com destaque para a plataforma UBBU.

Em foco as faculdades e conhecimentos básicos das ciências da computação, o raciocínio lógico, a capacidade de resolução de problemas e a melhoria do desempenho em diversas áreas como a matemática e os restantes domínios STEAM.

O Hackthon Aveiro Tech City tem sessão na Fábrica Ciência Viva a partir das 9h.

O Hackathon “Aveiro Tech City” consiste numa competição de programação onde os participantes, com base nas suas competências e conhecimentos, organizados em equipas, procuram desenvolver soluções inovadoras e disruptivas para três desafios apresentados por empresas de base tecnológica do ecossistema de Aveiro: Altice Labs, Bosch e um desafio do Aveiro Tech City Living Lab.

Estão ainda previstos na Fábrica da Ciência Viva a realização Open Tech Lab para o 1.º e 2.º e 3.º ciclo do Ensino Básico, que desafiam a comunidade a experimentar os equipamentos, materiais e dinâmicas STEAM que são disponibilizados aos professores e alunos em contexto escolar.

O cinema insuflável é uma das novidades desta edição e consiste numa sala de cinema itinerante para crianças que pretende promover a arte cinematográfica e as curtas-metragens como ferramenta tecnológica para uma educação inclusiva e participativa.

Entre os dias 5 a 7 de outubro, no Largo do Mercado Manuel Firmino, crianças, jovens e famílias terão acesso, ao longo do dia, a este tipo de ferramentas pedagógicas e tecnológicas que atuam como facilitadores e libertadores para a imaginação.