Sedes promove sessão nos 50 anos de Abril e das novas universidades.

2024-04-13 08:34

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A SEDES - Aveiro promove na próxima terça-feira uma iniciativa sobre “50 anos de Universidade, 50 anos de Liberdade”.

O encontro decorre na Sala dos Actos Académicos da Reitoria da Universidade de Aveiro com abertura às 9h30.

“Um caminho virtuoso: homenagem ao Prof. Veiga Simão” é o primeiro momento deste evento com intervenção da antiga reitora Helena Nazaré.

A partir das 10h “Os 50 anos da UA no contexto regional, nacional e internacional (emigração e imigração de estudantes e professores)” com intervenção do atual reitor Paulo Jorge Ferreira, Presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas.

“A rede universitária em Portugal como oportunidade de desenvolvimento” é a intervenção a cargo de Júlio Pedrosa (ex Reitor da Universidade de Aveiro e ex Ministro da Educação).

O terceiro painel será dedicado ao tema “A Universidade como fator de competitividade” com intervenção de António Nogueira Leite (Catedrático da Universidade Nova, ex Secretário de Estado do Tesouro e das Finanças e antigo presidente da Assembleia Municipal de Aveiro).

Segue-se um painel com os Reitores da Universidade de Évora, da Universidade do Minho, da Universidade de Aveiro e da Universidade Portucalense sobre “Os desafios do Ensino e da Investigação colocados pela Inteligência Artificial” e o último painel “Onde chegámos, para onde vamos ?” conta com intervenção de Pedro Nuno Teixeira (Professor de Economia da Universidade do Porto e Secretário de Estado do Ensino Superior).

Encerramento às 12h30 com Álvaro Beleza, Presidente da SEDES.