Realizador de Ílhavo apresenta documentário sobre vítimas da Faina Maior.

2016-10-28 10:15

Categoria: 

Concelho: 

O realizador do documentário "A um mar de distância", fala hoje sobre a obra num encontro que decorre no Museu Marítimo de Ílhavo. Pedro Magano assina o documentário, apoiado pela Câmara Municipal de Ílhavo que terá estreia nacional no MMI, no dia 4 de novembro, às 22h00.

Na sessão de estreia estará presente o realizador, Pedro Magano, natural de Ílhavo, entretanto distinguido como realizador do mês pelo FEST New Directors | New Films Festival. No dia 5 de novembro, novamente às 22h00, o MMI volta a exibir o documentário.

“Ninguém sabe quantos portugueses morreram na Pesca do Bacalhau durante o Estado Novo. Sepultados no mar ou em terras longínquas, como a Terra Nova ou a Gronelândia, esses homens foram deixados para trás, esquecidos pelo país que glorificava, durante a Ditadura, o papel deles no Regresso de Portugal ao Mar".

Produzido pela Pixbee, com argumento de Pedro Magano e Abel Coentrão, “A um mar de distância" conta as histórias destes homens, retira-as do anonimato, resgatando-os de volta a casa, "numa espécie de trasladação da memória".

Além da Câmara Municipal de Ílhavo, a produção do documentário contou com o apoio da Câmara Municipal de Vila do Conde, da Câmara Municipal de Caminha, da Mútua de Pescadores, da Academia do Bacalhau de Massachusetts, da Associação Bind' Ó Peixe e da RTP - Rádio Televisão Portuguesa.

A entrada em ambas as sessões é gratuita, mas limitada a 180 lugares por sessão. Os bilhetes estão disponíveis no Museu Marítimo de Ílhavo e no Navio-Museu Santo André (máximo de quatro bilhetes por pessoa).

A conversa com Pedro Magano está marcada para esta sexta às 16h30.