Ranking QS coloca a UA na liderança nacional em número de citações científicas.

2023-06-29 17:42

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A Universidade de Aveiro (UA) assume, pela primeira vez, a liderança nacional considerando apenas o número de citações científicas por docente/investigador, de acordo com o ranking QS de instituições de ensino superior.

No computo geral nacional, considerando todos os indicadores, a UA ocupa agora a terceira posição, após a subida de duas posições.

A nível mundial o ranking coloca a UA na posição 344, com uma notável subida de 166 lugares em relação à edição anterior desta tabela.

A UA lidera, portanto, a nível nacional, considerando o indicador citações por docente, neste ranking.

A nível mundial, ainda considerando apenas o indicador citações por docente, foi registada uma subida, também ela muito significativa, ocupando agora a UA a posição 98, ou seja, 54 lugares acima da edição anterior do QS World University Rankings.

Por outro lado, considerando um outro indicador apenas, sustentabilidade, a UA aparece na terceira posição nacional.

O ranking registou, portanto, uma melhoria da prestação da UA considerando os diversos indicadores.

De salientar que o ranking avaliou em Portugal, na edição deste ano, mais uma instituição, num total de oito, dado que o ISCTE-IUL - Instituto Universitário Lisboa foi incluído pela primeira vez.

A edição deste ano é uma edição especial do ranking que assinala duas décadas.

Aos indicadores usados nas edições anteriores, a Quacquarelli Symonds (QS) acrescentou mais três que refletem as prioridades dos alunos e a evolução das IES, isto é, assumem um compromisso com a sustentabilidade; prestam maior apoio no processo de empregabilidade dos seus diplomados e reconhecem a necessidade de uma maior colaboração internacional na investigação para enfrentar desafios mundiais.

A metodologia estabelecida pela consultora no setor do ensino superior, sediada em Londres, procura assim avaliar o desempenho quanto à qualidade de ensino, empregabilidade, investigação e internacionalização das IES.