Protocolo UA e Fundação Amélia de Mello premeia os melhores da Química.

2023-07-04 17:46

Categoria: 

Concelho: 

A assinatura aconteceu esta segunda-feira, dia 3 de julho, na Reitoria da Universidade de Aveiro (UA) e dá lugar à atribuição de prémios às melhores teses de mestrado e de doutoramento do Departamento de Química da UA, das áreas de Química e Engenharia Química.

Este protocolo significa “o reforço do relacionamento da Fundação Amélia de Mello com a Universidade de Aveiro, que é reconhecida como uma Universidade de excelência, principalmente naquilo que é a ligação entre o saber, a academia e as empresas, na perspetiva de solucionar problemas que possam vir a criar valor", segundo Vasco Mello, Presidente da Fundação Amélia de Mello, o qual assinou o documento com o Reitor da UA, Paulo Jorge Ferreira.

Por sua vez, diretor do Departamento de Química da UA, considera que "tendo a Fundação uma ligação muito forte ao setor da indústria química na sua origem e dado o seu objetivo de contribuir para a formação de recursos humanos e para a educação da população, poder juntar todos estes argumentos e criar aqui um prémio que reconheça os melhores alunos do Departamento de Química da Universidade de Aveiro, na área da Química e da Engenharia Química é de extrema importância" afirma Armando Silvestre.

O Prémio Fundação Amélia de Mello para Melhor Tese de Doutoramento do Departamento de Química visa reconhecer o mérito científico das duas melhores teses apresentadas e concluídas no ano letivo 2022/2023, nas áreas da Química e da Engenharia Química.

Neste caso, será aberto um período de candidaturas até final de janeiro de 2024.

As melhores serão selecionadas por um júri constituído por especialistas da UA, da Universidade de Lisboa, e da Universidade do Porto.

A cada uma das teses premiadas é atribuído um valor monetário de 1.000 euros (mestrado) e 1.500 euros (doutoramento), bem como um diploma de mérito.