Projeto Vertical Algas reúne líderes da indústria e dignitários para reunião intercalar na UA.

2024-03-08 17:36

Categoria: 

Concelho: 

A segunda reunião presencial do projeto Vertical Algas, no âmbito da Agenda Mobilizadora Pacto da Bioeconomia Azul, está agendada para 13 de março de 2024.

A Universidade de Aveiro (UA) será a anfitriã deste importante encontro que promete continuar o momentum gerado desde a sua criação.

O evento é aberto a toda a comunidade e decorrerá no Anfiteatro Carlos Borrego do Departamento de Ambiente e Ordenamento.

A primeira parte da reunião, marcada para a manhã de dia 13 de março (das 9h00 às 10h30), contará com uma sessão aberta que receberá dignitários e líderes da indústria de renome.

Entre os convidados estão Miguel Marques, presidente do Conselho de Administração da Inovamar, João Navalho, presidente do Conselho de Administração da Necton, José Ribau Esteves, presidente da Câmara Municipal de Aveiro, e Eduardo Anselmo Castro, vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC).

Seguir-se-á (das 11h00 às 13h00), ainda em formato aberto à comunidade, a apresentação dos últimos desenvolvimentos e resultados por parte dos respetivos representantes de cada um dos sete subprojectos que abrangem os vários sectores industriais.

A reunião inaugural do ano passado estabeleceu metas ambiciosas para o projeto, visando criar produtos, processos e serviços utilizando biotecnologia azul até 31 de dezembro de 2025.

O projeto Vertical Algas está intimamente alinhado com os objetivos delineados no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), constituindo uma parte integral da Agenda Mobilizadora Pacto da Bioeconomia Azul.

Estudar novas estirpes de algas e o seu valor nutricional Entre os objetivos destacados deste projeto incluem-se o desenvolvimento e melhoramento de novas estirpes de algas, a produção sustentável de biomassa nutricionalmente rica e valorizada, novos produtos refinados de alto e médio valor acrescentado, novos alimentos e rações funcionais, produtos bioestimulantes à base de algas para a agricultura e, ainda, novos processos industriais de cultivo circular e eficiente, bem como novos processos de fracionamento e purificação de biomassa de algas.

Miguel Marques, presidente do Conselho de Administração Executivo da Inovamar, enfatizou a natureza ambiciosa, mas alcançável, da agenda do projeto, sublinhando o potencial de Portugal como líder global em biotecnologia azul.

Com um investimento total de 133 milhões de euros, dos quais 94 milhões são cofinanciados pelo PRR, o projeto Vertical Algas representa um esforço colaborativo que envolve 38 entidades portuguesas.