Projeto de qualificação digital vence prémio Boas Práticas de Envelhecimento Ativo e Saudável na região Centro.

2023-12-14 10:30

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

“TRain4Brain”, promovido pela Universidade da Beira Interior, “NeuroCEDE - Centro Especializado em Demências e Envelhecimento”, da Associação de Promoção Social Cultural e Desportiva de Fornos de Algodres, “Apoio a Artesãos Mais Velhos”, promovido pela Câmara Municipal de Ílhavo, pela Associação Fermenta e pela Cooperativa Aproximar e “Programa de Teleassistência e Monitorização eGuard”, apresentado pelo Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana da Guarda, são as quatro Boas Práticas vencedoras da sexta edição do Prémio de Boas Práticas de Envelhecimento Ativo e Saudável na região Centro.

Este prémio, promovido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, em colaboração com os consórcios Ageing@Coimbra e AgeINfuture, visa reconhecer e destacar iniciativas inspiradoras, que promovam um envelhecimento ativo, saudável e integrado.

Os 11 finalistas desta edição, que contou com 117 candidaturas a concurso, apresentaram os seus projetos, ontem, em Coimbra, no 10º Congresso em Envelhecimento Ativo e Saudável da Região Centro, tendo sido revelados os quatro vencedores.

A iniciativa “Apoio a Artesãos Mais Velhos” consiste em capacitar artesãos mais velhos, através da aquisição de novas competências, como novas técnicas de artesanato e capacidades digitais.

Este projeto incidiu na criação de dois novos projetos: Avó Sai da Caixa e Cursos de Capacitação Digital para Artesãos com mais de 50 anos.

O projeto Avó Sai da Caixa entregou 29 kit’s, a 29 participantes durante 10 meses, totalizando 348 kits.

Cada kit tinha material e instruções para adquirir uma nova técnica e criar um produto de artesanato.

O Curso de Capacitação Digital para Artesãos promoveu sessões inovadoras que integraram técnicas artesanais tradicionais com a vertente digital, capacitando os participantes a aprimorar as suas competências tradicionais, enquanto exploram ferramentas e tecnologias digitais para alavancar os seus negócios e criar conteúdo online.