Programa Regional do Centro tem 10 milhões para projetos de modernização de universidades.

2024-01-09 14:10

Categoria: 

Concelho: 

O Programa Regional do Centro (Centro2030) abriu concurso para apoiar infraestruturas e equipamentos de ensino superior.

Essa linha tem uma dotação de 10 milhões de euros de fundos europeus para infraestruturas e equipamentos pedagógicos de ensino superior e para ajustar as competências para um tecido produtivo em transformação em linha com os domínios de especialização regionais, nomeadamente nas áreas das ciências e tecnologias e ao duplo desafio de transição climática e digital.

Para Isabel Damasceno, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, IP (CCDR Centro), “este concurso é um forte desafio para as instituições do ensino superior da região, pois devem estar alinhadas com as transições digital e climática”.

“Em termos de objetivos, pretendemos reforçar as competências nos domínios de especialização regional, nomeadamente aumentando os alunos nas áreas das ciências e tecnologias. Na região Centro, a proporção de alunos inscritos nestas áreas no ensino superior tem-se mantido estável em torno dos 32% nos últimos anos, o que, apesar de superior à média nacional, importa aumentar”.

As Instituições do Ensino Superior público, designadamente Universidades e Institutos Politécnicos, podem candidatar projetos de criação, ampliação ou modernização de infraestruturas e equipamentos de ensino superior para assegurar diversificação da oferta e reforço da formação contínua e da pós-graduada; Reforço e atualização de instalações, infraestruturas e equipamentos para que as instituições de ensino superior realizem as mudanças necessárias ao processo de digitalização ou transformação digital e, ainda, construção e qualificação de infraestruturas e aquisição de equipamentos destinados a cursos superiores de curta duração e a programas que permitam assegurar qualificações procuradas pelo mercado de trabalho e competências necessárias para a vida.

O concurso está aberto até 30 de abril de 2024 e pode ser consultado em https://centro2030.pt/avisos/