Praia do Oudinot: Câmara de Ílhavo assegura que 'Saúde Pública' está salvaguardada e que a água é avaliada periódicamente.

2017-05-26 18:12

Tópicos: 

Categoria: 

Os responsáveis autárquicos ilhavenses acusam o PS de Ílhavo de "prestar um mau serviço à população, promovendo a confusão e induzindo a opinião pública em erro com informação distorcida, seja por ignorância, o que é grave, ou de forma intencional, o que é ainda mais grave".

A Câmara, na questão relacionada com a qualidade da água na Praia do Jardim Oudinot, reafirma que "face às intervenções ocorridas nos anos de 2014 e 2015, nomeadamente conclusão da obra da rede geral de saneamento e de drenagem de águas pluviais na Gafanha da Nazaré e a requalificação da Vala Pluvial do Esteiro do Oudinot, que afetaram a qualidade da água daquela praia, implementou um conjunto de medidas e monitorização com vista a aferir a qualidade da água daquele espaço (...) os resultados obtidos em 2016 encontram-se já nos parâmetros de percentil 90, para a categoria de 'aceitável', que determina não haver qualquer risco de saúde pública para os utentes da praia. Contudo, a avaliação anual da qualidade da água balnear é feita pela APA-ambiente de acordo com a diretiva 2006/7/CE, para a qual é necessária a ponderação dos resultados de monitorização da qualidade da água das épocas balneares precedentes, o que, face aos resultados obtidos em 2014 e 2015, penaliza a boa recuperação verificada em 2016. Caso fossem considerados unicamente os valores das análises apuradas em 2016, os resultados que se obteriam para o percentil 90, elevariam a qualidade da água do Jardim Oudinot para a categoria de 'aceitável', é referido em comunicado.

No que diz respeito às operações prévias de preparação do areal, "todas as limpezas e crivagens do areal, instalação de papeleiras e outras intervenções que se considerem importantes, seja para praia do jardim Oudinot, seja na sua envolvente próxima, serão realizadas atempadamente, pela Câmara Municipal de Ílhavo,  por forma a que esta área no início da abertura da época balnear reúna todos os preceitos de qualidade e asseio requeridos e necessários". Esta recuperação "era espetável e foi concretizada de acordo com o previsto e divulgado, em comunicações anteriores relativas a esta matéria, nomeadamente em sede de Assembleia Municipal e Reunião do Executivo, pelo que, não deixa de ser estranho que um pedido de esclarecimento desta natureza seja feito pela comunicação social, quando a informação existente é pública e se encontra disponível. Apesar da tentativa de fomentar a dúvida, estamos certos que tanto os Munícipes como os visitantes continuarão a frequentar a Praia do Jardim Oudinot sem receios", conclui a autarquia.